
A Legião da Boa Vontade (LBV) e a iniciativa privada promovem campanha em Montes Claros para arrecadar eletrônicos e eletrodomésticos em desuso, visando reciclá-los e reverter os recursos para projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues na Rua Nicarágua, 205, bairro Independência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo (38) 3221-0636. A ação une sustentabilidade e solidariedade.
Segundo a gestora social da LBV, Vanessa Oliveira Franca, qualquer pessoa pode participar da campanha. “Basta entregar voluntariamente os eletrônicos que não usam mais e que iriam para o lixo. Temos uma caixa coletora instalada aqui na unidade da LBV. Quanto mais pessoas participarem, mais recursos conseguimos para ampliar os nossos serviços”, afirmou.
Os recursos obtidos com a reciclagem dos materiais doados ajudam a manter os serviços da LBV, que atualmente atende 150 crianças e adolescentes, além de 127 idosos. Segundo Vanessa, os valores contribuem especialmente para garantir alimentação adequada durante as atividades oferecidas pela instituição.
Entre os itens mais doados estão televisores, DVDs, celulares, notebooks, micro-ondas e máquinas de lavar. “As pessoas têm aproveitado a campanha para descartar corretamente esses materiais, o que também ajuda a preservar o meio ambiente. A população está aderindo bastante, recebemos muitas ligações de gente perguntando se ainda estamos recebendo doações”, contou a gestora.
Sobre a logística para receber doações maiores, como geladeiras ou eletrodomésticos pesados, Vanessa afirmou que a instituição tenta buscar os itens, especialmente quando os doadores são idosos ou não têm meios para transporte. “Já buscamos televisões grandes. Quando a pessoa entra em contato e explica a situação, fazemos um esforço para retirar o item”, completou.
Ela destacou ainda que os recursos arrecadados contribuem não só para alimentação, mas também para materiais pedagógicos e atividades físicas. “Precisamos de bolas, uniformes, equipamentos. Essa campanha ajuda bastante em todos esses aspectos. É uma ajuda que se transforma em outra ajuda”, concluiu.
IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
Campanhas que unem o descarte correto de eletrônicos à geração de recursos sociais são extremamente relevantes, segundo o engenheiro ambiental e sanitarista Pedro Bicalho Maia, diretor-executivo do Instituto Pegada Ambiental. “Elas promovem uma ação ambientalmente correta ao mesmo tempo, em que geram impactos sociais positivos. O descarte adequado de resíduos eletrônicos evita a contaminação do solo e da água por substâncias tóxicas, como metais pesados. Quando essa prática ainda contribui para apoiar projetos sociais, como os da LBV, temos um modelo de sustentabilidade que une o cuidado com o meio ambiente à promoção da cidadania e da solidariedade”, explicou. Para ele, trata-se de uma forma concreta de transformar passivos ambientais em ativos sociais.
O aposentado João Batista dos Santos, ex-técnico em eletrônica, decidiu doar aparelhos antigos acumulados em casa após conhecer a campanha da LBV e destacou o impacto social e ambiental da ação. “É bom saber que a gente pode contribuir de forma simples. Ao invés de jogar no lixo ou deixar parado, estou dando um destino útil. E ainda colaboro com quem precisa.”
Para ele, iniciativas como essa deveriam ser mais divulgadas. “Muita gente quer ajudar, mas não sabe como. Quando a informação chega, a disposição aparece. E o melhor, a gente ainda ajuda o meio ambiente”, ressaltou o aposentado.