Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
A Novo Nordisk apresentou, em evento para a mídia, na cidade de São Paulo, o Barômetro das Mudanças do Diabetes, para medir e compartilhar anualmente a evolução mundial das ações de combate à doença. A assessora de imprensa da multinacional, Regina de Assis, explica que o Barômetro é uma ferramenta que visa fornecer importantes informações aos profissionais de saúde, às organizações de pacientes, aos políticos, às instituições e à mídia, sobre as formas de melhorar os cuidados com o diabetes e também informações relacionadas às complicações da doença, como aumentar a expectativa de vida dos pacientes e reduzir os custos do tratamento. Ela ressalta que, a Novo Nordisk publicará anualmente um relatório com as principais pesquisas do Barômetro.
O Brasil é o único país da América do Sul a participar deste importante projeto. O primeiro relatório engloba 21 países e aponta para o fato de que, se o diabetes for diagnosticado precocemente, e antes do aparecimento de qualquer complicação, podem ser obtidas economias significativas de até 20% dos custos de saúde durante a vida, sendo que as complicações decorrentes da doença podem ser reduzidas com melhores controles.
A endocrinologista, Daniela Mota, parceira da Nova Nordisk em Montes Claros, salienta que além de mensurar do diabetes, o Barômetro, tem condições de avaliar o tratamento e o seu custo para o governo federal, podendo ainda detectar as complicações, e ao mesmo tempo a qualidade de vida da pessoa com diabetes. Entretanto, a endocrinologista não informou quando o instrumento de pesquisa chegará a Montes Claros.