Desenvolver projetos educacionais
junto às comunidades regionais
é uma da metas da entidade
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Em reunião na loja Maçônica Filhos de Hiram, com a participação de diversas autoridades, foi lançado em Montes Claros o Instituto Cidadania em Ação. A entidade foi fundada em 20 de dezembro de 2006, com sede em Belo Horizonte e filiais na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 616, 3º andar, em Moc; e na Avenida Barão de São Romão 488, no Centro de Januária.
De acordo com o presidente Maurílio Arruda, são várias as finalidades do instituto, como congregar pessoas físicas e/ou jurídicas, grupos associativistas, instituições de ensino de quaisquer níveis, entidades ambientalistas, turísticas, culturais e sociais de natureza privada ou pública.
O lançamento deste instituto teve como objetivo homenagear a cidade nos seus 150 anos de emancipação político-administrativo. A apresentação foi feita pelo jornalista João Edwar de Araújo.
APRESENTAÇÃO
Na ocasião, foi exibido um documentário digital que detalhou ações já desenvolvidas nas cidades de Montes Claros, Januária e Salinas, em defesa da criança e do adolescente.
- O Instituto Cidadania em Ação foi criado em 2006, mas vários trabalhos já vinham sendo desenvolvidos anteriormente, como o acompanhamento jurídico ao Servir, instituição de apoio na formação de crianças e adolescentes na cidade de Januária, bem como no Orfanato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Montes Claros - afirma o advogado Maurílio Arruda, que presidente o instituto.
Ele afirma que no documentário apresentado a representantes de 16 lojas maçônicas de Montes Claros e vários convidados, foram detalhados os objetivos do instituto, bem como trabalhos já desenvolvidos. Maurílio Arruda explica que o documentário mostrou que a proposta é apoiar, de forma contínua, entidades de assistência social já existentes. Para isto, está sendo criada uma rede de voluntários de áreas diferentes, como, advogados, biólogos, médicos, professores, jornalistas, historiadores, odontólogos e sociólogos.
- A proposta é que cada profissional possa prestar atendimento um dia por mês, através de agendamento. Vale ressaltar que entre os trabalhos realizados, destaca-se assistência odontológica a famílias de baixa renda, em Januária, diz. Ao final da reunião, foram distribuídos formulários para que os profissionais que tenham interesse em se tornarem voluntários possam se filiar ao Instituto Cidadania em Ação.