Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Agosto

Lama tira sono de moradores do bairro Alterosa

Jornal O Norte
Publicado em 10/01/2011 às 14:56.Atualizado em 15/11/2021 às 17:19.

Samuel Nunes


Repórter



Todo ano é a mesma dificuldade. A dona de casa Aparecida Veloso juntamente com seu esposo, o autônomo Sebastião Ruas, moradores da Rua Fraternidade, bairro Alterosa, acordam no meio da madrugada para retirar a lama que escorre, em forma de correnteza, para dentro de sua residência. A última vez que isto aconteceu foi na noite que antecedeu a ceia natalina. Enquanto muitas famílias montes-clarenses se preparavam para a chegada do bom velinho, a família do casal Aparecida e Sebastião realizava um árduo trabalho: limpeza da casa e dos móveis, em decorrência da quantidade de lama que adentrou para o interior da residência.



Foto: Samuel Nunes


null


Na rua Esperança, motorista demonstra habilidade


ao volante para desviar dos buracos



- O problema persiste há mais de 15 anos. E os moradores da parte baixa do bairro podem sofrer danos materiais a qualquer momento – alerta Aparecida Veloso.



Sebastião Ruas faz uma revelação:



- Nunca mais voto no prefeito que aí está. Se ele depender do meu voto, perderá todas as eleições que concorrer.



José dos Passos Silva, aposentado, também morador, conta que, é só nublar o tempo, que há a preocupação de cair forte chuva e as casas serem inundadas com lama.



- Esta rua tem Fraternidade mesmo só no nome – ironiza.



Para resolver o problema, ele sugere à administração municipal realização de drenagem nesta via pública. José dos Passos Silva critica o poder público municipal diante de um erro que ele considera gritante que é a administração considerar esta rua como asfaltada.



- Isto é uma mentira descabida. A rua Fraternidade tem apenas no seu inicio uma camada de asfalto, o restante é só terra, buraco e lama – revela.



O morador faz ainda um alerta, que diz respeito a possíveis focos de dengue, uma vez que há lama, lixo e entulho nesta via pública. Salienta ser comum, de posse de uma enxada, retirar a lama de frente de sua residência.






IPTU



Diante de tantos problemas, moradores cobram drenagem e asfaltamento para a ua Fraternidade. A dona de casa Terezinha Ribeiro Soares se recorda que, anualmente é pago ao município o IPTU – Imposto predial e territorial urbano. Contudo, ela recomenda aos outros moradores a não pagar o imposto, uma vez que o dinheiro pago pelo contribuinte não é convertido em obras para a população.



- Não queremos mel de coruja por parte da administração, uma vez que nós mesmos temos realizado a retirada de lama, limpeza e aterro em alguns pontos desta via. A comunidade da rua Fraternidade, bairro Alterosa, senhor prefeito, anseia por asfalto – solicita.



O motorista Valmir Gomes Dias, que passa diariamente por esta via pública, reclama dos buracos ao longo da pista. Salienta que o motorista ou motociclista, diante desta situação, tem que cometer infração de trânsito, que é entrar pela contramão para desviar dos buracos.



 


DESCASO



Em outras ruas do bairro Alterosa, moradores sofrem com a falta de atenção do poder público municipal, como por exemplo, rua Concórdia, rua Liberdade e rua Esperança.



Maria Carmem Lúcia, professora, conta que, nem mesmo o carro do lixo, a entrega do botijão de gás ou da feira passam na rua onde ela mora, a Esperança.



- O nome da rua é um incentivo a nós moradores de que, apesar da quantidade de crateras, fazendo com que, quando chove, ficarmos ilhados, não devemos jamais perder a esperança de que as coisas venham a ser melhores – espera.



Ela revela que um vizinho com o próprio caminhão já aterrou parte desta via pública algumas vezes, amenizando um pouco a situação. Entretanto, com o período chuvoso, o problema tem se tornado crônico. 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por