Samuel Nunes
Repórter
Sensibilizados com a diminuição de mais de 30% no comparecimento de doadores de sangue ao Hemominas, 30 atletas da equipe profissional do Funorte Esporte Clube compareceram à sede da entidade, na manhã de ontem, para um gesto de solidariedade: doar sangue para reforçar o estoque do banco. Jogadores e comissão técnica do time do Funorte estão nos preparativos para a disputa do campeonato mineiro da 2º divisão.
(fotos: XU MEDEIROS)
Odair: doar sangue é oportunidade para cada um
fazer uma reflexão.
A chefe do setor de captação Rosana da Silva afirma que a ajuda do time de futebol do Funorte é fundamental, tendo em vista que neste período do ano, que compreende festas de final de ano e férias escolares, o comparecimento de doadores ao hemocentro cai em média 35%. O hemocentro necessita de pelos menos 100 doadores diariamente.
- O exemplo dado pela equipe do Funorte pode ser seguido por outros segmentos da sociedade. Podem ser formados grupos de doadores, em empresas, igrejas. Lembrando que o agendamento prévio pode ser feito pelos telefones (38) 3 218-7814 e (38) 3 218-7813.
Rosana da Silva explica cada doador passa por uma triagem e a doação de sangue propriamente dita dura entre cinco e 10 minutos.
Rosana da Silva considera fundamental a ação de
cidadania por parte dos jogadores.
O gerente de futebol do Funorte, Geibson Moura, afirma que esta é uma forma encontrada pela diretoria, comissão técnica e jogadores do Formigão de contribuir com uma causa nobre que é a doação de sangue.
Segundo o gerente, os atletas aceitaram prontamente esta nobre missão e acreditam por meio deste ato salvar várias vidas. Pois a equipe profissional do Funorte não está comprometida tão somente com as competições que estão por vir, mas também com a questão social.
Experiente jogador do Funorte, o zagueiro Odair, com passagens pelo Ateneu, Montes Claros, Cruzeiro, Atlético e futebol europeu, frisa que o ato de doar sangue é uma oportunidade para cada um de fazer uma reflexão sobre a necessidade de ajudar o próximo.
- Pode acontecer de nos preocuparmos em doar sangue só quando um parente está precisando, mas não é bem assim, o apelo é que a comunidade possa vir ao Hemominas para também contribuir através da doação de sangue – finaliza.
CRITÉRIOS DE TRIAGEM PARA DOAÇÃO DE SANGUE
Jogadores do Funorte demonstram responsabilidade social e doam sangue ao Hemominas.
Os candidatos à doação deverão ser orientados a respeito dos itens abaixo para que, por exclusão, possam decidir pelo comparecimento ao hemocentro ou não.
Para ser um doador, é preciso:
- Ter e estar com boa saúde;
- Ter idade entre 18 e 65 anos;
- Pesar acima de 51 quilos;
- Dormir bem na noite anterior à doação (6 horas no mínimo);
- Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica;
- Apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (nova) com foto.
O candidato a doação não pode:
- Estar gripado ou com febre (liberado para doação 07 dias após cura);
- Ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Estar exposto a situação de risco (múltiplos parceiros sexuais, uso de drogas, ter como parceiro sexual um portador do vírus da AIDS);
- Apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
- Ter sido submetido a cirurgia de grande porte nos últimos 6 meses ou de pequeno porte nos últimos 3 meses;
- Ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses;
- Estar em tratamento para pressão alta (máxima 160/90).
- Ter tido dengue nos últimos 30 dias;
- Ter sido submetido a tratamento dentário há menos de 15 dias;
- Ter tido problema de saúde recente;
- Ter feito tatuagem ou colocado piercing há menos de 01 ano;
- Ter tomado vacina no último mês;
- Ter história de anemia recente;
- Ser diabético;
- Ter recebido transfusão de sangue há menos de 10 anos;
- Estar fazendo ou ter feito uso de antibióticos (liberados para doação 15 dias após término do tratamento, a critério médico);
- Mulheres não podem estar grávidas ou amamentando ou ter tido aborto recente.
Atenção: A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.