Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O presidente da Associação dos Moradores do povoado São Geraldo II, Laurenço Soares Pinto entrou em contato na manhã de ontem, sexta-feira, com a reportagem de O Norte reclamando sobre as condições em que se encontra o bairro, que fica a 10 km do centro de Montes Claros. Segundo ele, só está procurando a imprensa porque não está conseguindo se fazer ouvir pela administração municipal, nem mesmo como representante dos moradores.
Moradores reclamam das más condições em que se encontra o bairro
(foto: Wilson Medeiros)
Laurenço conta que a quadra poliesportiva não tem mais condições de uso e que é preciso uma reforma imediatamente.
- O piso da quadra tem que ser trocado, as traves estão lá, mas não têm tela, as paredes estão quebradas. Os jovens daqui não têm outra opção de lazer que não seja a quadra. Espero que a prefeitura possa fazer uma reforma completa e urgente – diz Laurenço, que também reclama da estrada que dá acesso ao bairro. Ele explica que se a prefeitura não cascalhar a estrada começando da BR 365, as coisas vão se complicar, impedindo inclusive a passagem do lotação que faz a linha centro-bairro. Outra reclamação de Laurenço é quanto à falta rede de esgoto no bairro.
- O esgoto aqui corre a céu aberto, muitas crianças e até adultos podem pegar alguma doença por este motivo - diz.
UNIÃO
Laurenço diz que a prefeitura de Montes Claros e secretaria de Saúde precisam se unir no sentido de construir um local próprio para funcionar o programa Saúde da Família. Ele diz que o programa atende não só as pessoas do bairro, mas de outras partes da cidade, incluindo a zona rural. Sobre a educação, Laurenço afirma que faltam terminar duas salas na escola infantil Semei–Branca de Neve, que atende 120 pessoas. Ele cobra também o cascalhamento das ruas Porteirinha e Cardoso Soares que, segundo ele, estão intransitáveis.
BENEFÍCIOS
A prefeitura de Montes Claros informa estar realizando diversos benefícios na comunidade do bairro São Geraldo II. Segundo a Ascom, o bairro São Geraldo II foi totalmente iluminado, o que contribuiu para a segurança na localidade, oferecendo maior tranqüilidade às famílias. Com isso, além de sair do escuro, os moradores passaram a não ter mais a necessidade de conviver com os chamados gatos, utilizados para puxar energia elétrica para suas residências.
Na última quinta-feira (10), em parceria com a Associação de promoção e assistência social (APAS) e a comunidade local, a prefeitura inaugurou na sede da Associação de Moradores do Bairro São Geraldo II um novo espaço para o desenvolvimento de suas ações, beneficiando cerca de 200 crianças e adolescentes que, todas as terças e quintas-feiras farão atividades de reforço escolar e aulas de arte. Para viabilizar a adaptação do espaço, prefeitura entrou com o material e a comunidade executou o serviço.