Samuel Nunes
Repórter
Na manhã de sexta-feira, 16, aconteceu na câmara municipal de Montes Claros, apresentação do Programa permanente de promoção à saúde do policial mineiro por parte do IPSEMG - Instituto dos servidores do estado de Minas Gerais.
O NORTE ouviu o diretor de saúde do IPSEMG no estado, Roberto Porto da Fonseca, que afirmou que o objetivo do programa diz respeito a uma melhoria na qualidade de vida do servidor operador de segurança pública, objetivando a prevenção de doenças, reduzindo o absenteísmo e desta forma gerando economia ao erário público.
- Esta é uma forma de se valorizar o nosso cliente, neste caso o policial civil. É de conhecimento de todos que esta provoca stress, por isso é também uma maneira de individualizarmos o atendimento - diz.
OTIMIZAR
Benedito Manoel Araujo, clinico geral e cardiologista referência de atendimento ao policial em Montes Claros, ressalta a importância de um atendimento individualizado que o programa possibilita. Afirma ainda que a sua otimização junto ao cliente, permite inclusive que o mesmo alcance resultados positivos o que é extremamente importante no desempenho do profissional e na melhoria da sua qualidade de vida.
Opinião semelhante tem Vagner Vidal, diretor de Recursos Humanos da policia civil no estado de Minas Gerais. Segundo ele, inúmeros policiais reclamavam pelo fato do difícil acesso, mas que a partir deste momento o quadro se inverte tendo em vista que o profissional terá facilidade para um tratamento observando naturalmente sempre a questão preventiva.
- A carga de trabalho de um policial civil é extenuante, consideramos positivo o programa permanente de saúde e ele está sendo bem recebido pela categoria - diz.
ESTRUTURA
Demonstrando entusiasmo com o programa, o vice-presidente do IPSEMG Paulo Elisiário reiterou ser fundamental investir na qualidade de vida do policial civil. Revela ainda que o programa foi implantado com sucesso na região metropolitana de Belo Horizonte, utilizando a estrutura do IPSEMG. Explica que no interior serão utilizados os centros regionais, hospitais conveniados, profissionais conveniados, clínicas credenciadas, laboratórios e demais parceiros.