No dia 28 de dezembro, será empossada a nova diretoria do IHGMC - Instituto histórico e geográfico de Montes Claros, composta por 14 membros. A solenidade será no Elos Clube de Montes Claros, à Rua São Paulo, 190, Bairro Todos os Santos.
O Instituto tem três anos de existência, foi fundado em 27 de dezembro de 2006. Independente, com os integrantes dividindo as despesas de manutenção, tem como presidente de honra o empresário Luiz de Paula Ferreira e desenvolve um trabalho profícuo no resgate da história do município e do Norte de Minas.
De acordo com o presidente, Dário Teixeira Cotrim, a prioridade é dar continuidade ao trabalho que já existe.
- Pretendemos dar continuidade a este trabalho, dimensionando ainda mais as ações do Instituto na região e, ao mesmo tempo, estreitando a nossa parceria com as prefeituras, sobretudo com a de Montes Claros, através da secretaria municipal de Cultura. Parceria que tem revelado resultados expressivos - afirma.
Na solenidade do dia 28, por delegação do Instituto histórico e geográfico de Minas Gerais, será empossado na entidade montes-clarense como sócio correspondente o historiador e escritor Petrônio Braz.
De acordo com Cotrim, uma das metas da nova diretoria é dar mais ênfase às publicações de livros. Até agora, já foram editados quatro, estando o quinto previsto para o próximo mês de março.
Cotrim também destaca as atividades que o instituto desenvolverá junto ao projeto Catibum, da secretaria municipal de Cultura, de integração das pessoas em torno de temas alusivos ao resgate do patrimônio histórico, geográfico, social, artístico e cultural da região.
- Estaremos inovando na questão política, levando o instituto a protagonizar eventos que possam gerar discussões saudáveis e positivas para o desenvolvimento ainda mais abrangente de nossa atuação - afirma. De acordo com os diretores, está prevista para o segundo semestre de 2010 a realização do Primeiro encontro de escritores do Norte de Minas.