Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Com o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e adultos da cidade e do Norte de Minas, foi fundada em 20 de dezembro de 2006 o Instituto cidadania em ação, com sede jurídica e foro na cidade de Belo Horizonte e com filiais na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 616, 3º andar, em Moc, e na Avenida Barão de São Romão 488, no Centro de Januária. De acordo com o presidente da entidade, Maurílio Arruda, são várias as finalidades desse instituto, como congregar pessoas físicas e/ou jurídicas, grupos associativistas, instituições de ensino de quaisquer níveis, entidades ambientalistas, turísticas, culturais e sociais de natureza privada ou pública.
Maurílio diz que outros aspectos importante do instituto é respeitar, defender, preservar e conservar os direitos e deveres de cidadania à frente do poder público, bem como a preservação do meio ambiente, seu patrimônio natural geográfico, hidrográfico, social, cultural, espeleológico, geológico.
- É bom salientar ainda que é nosso intuito produzir e apoiar a produção de instrumentos de integração social entre os habitantes locais, regionais e nacionais, editando cartilhas de comunicação dos conhecimentos técnicos e científicos sobre assuntos pertinentes à cidadania em seu aspecto local, estadual, nacional e internacional - diz.
PARCERIAS
Maurílio Arruda explica que desenvolver projetos educacionais junto às comunidades regionais, mineira e brasileira é outra meta. Segundo ele, isto se daria por meio de parceria com outras instituições e grupos organizados ou não, fomentado desta forma as questões de inserção social. Ele diz que, junto a grupos e entidades estudantis, o Instituto cidadania em ação vai promover encontros técnicos e políticos, seminários e congressos, além de atuar de forma eficiente e eficaz nos campos da saúde, através de equipes multiprofissionais:
- É nosso objetivo, ainda, promover constantemente políticas de educação voltadas para os profissionais. Esses cursos deverão ser realizados em parceria com as universidades, escolas e instituições públicas e/ou privadas de saúde, disponibilizando amplo acesso aos serviços mais humanizados, bem como contribuir em decisões políticas influentes para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
PARTICIPAÇÃO
O diretor financeiro do instituto, Alexandre Rego, diz ser importante e fundamental a participação popular em projetos de caráter cidadão. Ele explica que a entidade objetiva firmar parcerias com grupos de teatro amador e organizar festivais de música e poesia. Ele ressalta que alguns trabalhos desenvolvidos pelo instituto já estão em pleno funcionamento em Januária, dando apoio jurídico ao Sindicato dos trabalhadores rurais, e em Montes Claros, com apoio jurídico ao orfanato.
– Contamos com alguns órgãos que estão dispensando apoio, como o Rotary, maçonaria, Lions e algumas igrejas - diz.
O DIA DA CIDADANIA
Alexandre Rego revela que no dia 05 de maio acontece na cidade de Januária o primeiro dia da cidadania em ação. Ele diz que esse projeto social será realizado na comunidade do Barreiro do Alegre, em um evento realizado pela Associação Nova Vista, para comemorar o 16º aniversário da entidade. O atendimento acontecerá na parte da manhã e contará com uma equipe multidisciplinar de apoio, que priorizará os atendimentos preventivos de clínica médica e odontológica.