A Prefeitura de Montes Claros continua recebendo até o dia 30 de maio, as inscrições para o projeto saberes da Terra. Podem ser inscrever os pequenos agricultores interessados em completar os estudos equivalentes ao período de 5ª a 8ª série no contexto da iniciativa, que, durante dois anos, oferecerá aulas na modalidade educação de jovens e adultos. São 60 vagas.
CRITÉRIOS
Figuram como critérios de seleção da turma de jovens e adultos, que deverá obedecer à eqüidade de gêneros e ser formada pelo mesmo número de homens e mulheres: comprovar a conclusão da 4ª série, estar na faixa etária acima de 15 anos, residir na zona rural, disponibilidade para se ausentar uma semana da propriedade onde trabalha e não ser matriculado no ensino regular.
O projeto sugere uma educação diferenciada para o campo, fundamentado na pedagogia da alternância, que oportunizará a jovens e adultos obter conhecimentos relativos ao ensino fundamental e à qualificação inicial rural a cada 10 dias, ou seja, uma semana (de segunda-feira a sábado) na escola e outra em casa. Os alunos rurais terão acompanhamento técnico na metodologia da Efa - escola família Agrícola, implantada há 17 anos no município mineiro de Virgem da Lapa, que fica a 390 km de Montes Claros. As aulas serão ministradas na Aefa - área de experimentação e formação em Agroecologia do centro de Agricultura alternativa (CAA), que fica cerca de 37 km da cidade.
O programa saberes da Terra é fruto de parceria dos ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Agrário e dá as diretrizes para a elaboração dos projetos regionais.
RECURSOS
O montante de recursos que viabilizará a execução do projeto, da ordem R$ 600 mil – cerca de mil reais por aluno/ano –, no decorrer do biênio de seu funcionamento, provém do governo Federal, via ministério da Educação. O repasse da verba ocorrerá por meio da Undime de Minas. O município é o responsável para garantir transporte para estudantes e professores.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, na avenida Cula Mangabeira, 555, bairro Santo Expedito, ou pelo telefone 3229-8351. A data de início das aulas será divulgada posteriormente.