A Divisão do Centro de controle de Zoonoses da secretaria municipal de Saúde divulgou ontem os resultados do levantamento do índice de infestação do mosquito da dengue em toda a cidade. A média em fevereiro foi de 2,7 contra 3,9 em janeiro, isto é, a cada 100 casas visitadas, 2,7 apresentaram foco do mosquito da dengue e condições para a sua reprodução.
O novo levantamento mostra que Montes Claros saiu da condição crítica para a de alerta, uma vez que o ministério da Saúde entende que a situação é passível de controle quando o índice é inferior ou igual a 1.
O levantamento aponta ainda para uma importante reação por parte da população, que vem contribuindo para com o trabalho dos agentes de saúde e denunciando por meio do Disque dengue 3229-3370 os casos suspeitos da doença.
CASOS
O Centro de controle de Zoonoses tem conhecimento de 203 casos suspeitos de dengue em toda a cidade, no entanto, esse número pode ser ainda maior já que muitas pessoas, ao perceberem sintomas da dengue, procuram por um médico particular, que as encaminham para um laboratório particular e mesmo havendo uma determinação do ministério da Saúde para que esses atendimentos e essas solicitações de exames laboratoriais sejam notificados ao serviço municipal de saúde, isso não vem ocorrendo em Montes Claros.
Em razão dos índices de infestação ainda serem altos, a divisão do Centro de controle de Zoonoses deu início nesta terça-feira a uma série de ações de limpeza nos bairros onde o índice de infestação aponta para uma situação crítica.
EDGAR PEREIRA
No Edgar Pereira, o índice de infestação foi de 9,47. Hoje, 60 agentes de saúde trabalham na região para a retirada de resíduos sólidos e tratamento dos focos do mosquito da dengue. No bairro foram notificados 12 casos suspeitos da doença.
Outros bairros onde a situação ainda é considerada crítica, isto é, onde o Índice de Infestação do Mosquito da Dengue é superior a 3: Centro - 4,5 - Cidade Cristo Rei - 9,78 - Cintra - 6,41 - Clarindo Lopes - 8,57 - Conjunto Floresta - 7,89 - Jardim Panorama - 6,77 - João Gordo -6,0 - Melo - 10,41 - Morada do Sol - 5,0 - Vila Greyce - 6,17.