Logotipo O Norte
Sexta-Feira,11 de Julho

Infestação da dengue cai em Moc

Jornal O Norte
Publicado em 24/11/2008 às 16:47.Atualizado em 15/11/2021 às 07:51.

Waldo Ferreira


Colaboração para O NORTE



Montes Claros é uma das 17 cidades de Minas Gerais com situação considerada satisfatória no levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), abaixo de 1% de infestação do mosquito da dengue.



A pesquisa constatou índice de 0,4%, ou seja, a cada 100 casas pesquisadas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 0,4 apresentaram criadouros do mosquito transmissor da dengue, caracterizando uma situação de controle, segundo parâmetros do Ministério da Saúde.



Apesar de a situação estar sob controle, a localização geográfica de Montes Claros, o clima e a movimentação constante da população flutuante, principalmente nesse final ano, são fatores que fazem com que as autoridades fiquem em alerta. As ações de controle da doença são realizadas sem nenhuma interrupção desde janeiro de 2005, estando em pleno andamento. A chefe da Divisão do CCZ, Marília Fonseca Rocha, ressaltou que o combate à dengue está sendo priorizado na agenda municipal de saúde da administração.



- A secretaria municipal de Saúde recebeu ao longo desse período supervisões freqüentes dos técnicos da Gerência Regional de Saúde e do Ministério da Saúde, que comprovaram o comprometimento da Prefeitura nas ações de controle da dengue no município de Montes Claros - informou Marília Rocha.



Dos 167 bairros pesquisados, 30 apresentaram focos do mosquito Aedes aegypti. No último Lira, 47,5% dos focos foram encontrados em depósitos para armazenamento de água ao nível do solo (tambor, tonel, tanque); 27,5% em depósitos móveis (bebedouro de animais, frascos com plantas, pratos e vasos) e 10% em depósitos fixos (ralos de quintal, sanitários em desuso, lajes e calhas). As ações de intensificação no combate à dengue foram executadas a partir do resultado dessa pesquisa, priorizando os quarteirões com presença comprovada do vetor, expandindo para os demais quarteirões até concluir toda a cidade. Também estão sendo realizadas ações de limpeza para remoção de criadouros em bairros apontados pela pesquisa.



Responsabilidade - Marília Fonseca Rocha informou que no dia 2 de dezembro será realizada reunião, aberta ao público, do Comitê de Combate à Dengue, na secretaria municipal de Saúde, às 8 horas.



- É importante ressaltar que o controle de um inseto tão domiciliado quanto o Aedes aegypti depende fundamentalmente da população, que deve estar mobilizada e consciente de suas responsabilidades para reduzir o risco de transmissão da dengue, pois a prefeitura de Montes Claros tem realizado as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde para controlar essa doença em nossa cidade - lembrou Marília, acrescentando que é de suma importância a continuidade das ações de controle da doença pela próxima administração.



- Inclusive, é preconizado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue a realização de uma pesquisa do índice de infestação do Aedes aegypti na primeira semana de janeiro, para direcionar a ações de controle - alertou.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por