Samuel Nunes
Repórter
O índice de infestação do mosquito da dengue, aedes aegypti, mantém estável, 0,3%, abaixo da média preconizada pelo ministério da Saúde que é de 1%.
Contudo a chefe de combate a dengue do centro de controle de zoonoses, Lucimara Cristina Pimenta revela nos Bairros Jardim São Luiz, Cândida Câmara, Vila Brasília, Morrinhos, Roxo Verde, Vila João Gordo, Renascença, Vila Oliveira e Morada do Parque, onde o índice de infestação é preocupante.
É importante receber bem o agente de saúde e seguir fielmente
as suas recomendações (foto: XU MEDEIROS)
A última pesquisa realizada entre os dias 06 a 08 agosto mostrou-se estabilidade nos números na cidade como um todo, entretanto, Lucimara Cristina afirma ser fundamental que a população em geral atente para os cuidados com, os bebedouros de animais, piscinas, caixa de degelo, ralos de quintal, vasos de plantas e decorações ornamentais.
DIFICULDADES
Lembra quanto à importância de o morador receber bem o agente de saúde e seguir de forma integral as recomendações passadas pelo profissional.
- Queremos chamar a atenção para o período chuvoso que se aproxima, portanto, é fundamental que todos trabalhem em conjunto para o combate ao mosquito da dengue- diz.
É válido comentar que os números de depósitos receptores do mosquito durante esta estação do ano tendem a aumentar. Lucimara salienta que outra maneira de se prevenir é não jogando lixo em lotes vagos.
A DENGUE
A dengue é uma doença febril aguda, causada por vírus, de evolução benigna, na forma clássica, e, grave, quando se apresenta na forma hemorrágica. A doença é hoje a mais importante arbovirose que afeta o homem e constitui um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente nos países de clima tropical, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito aedes aegypti, principal transmissor da dengue.
A doença tem uma duração de cinco a sete dias. De acordo com a OMS - organização mundial da Saúde, 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.
SINTOMAS DA DENGUE
- Dor de cabeça e nos olhos;
- Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);
- Dor nos músculos e nas juntas;
- Manchas avermelhadas por todo o corpo;
- Falta de apetite;
- Fraqueza;
- Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
99% têm febre, que dura cerca de sete dias. Pode ser branda ou muito alta. 50% têm febre, que dura cerca de sete dias. Pode ser branda ou muita alta.
COMO A PESSOA DEVE AGIR SE DESCONFIA QUE ESTÁ COM DENGUE?
- Procurar ajuda médica o mais rápido possível,
- Beber bastante líquido,
- Evitar ingerir bebidas com cafeína,
- Não tomar nenhum remédio por conta própria,
- Informar ao médico caso esteja fazendo uso de qualquer medicamento,
- Não utilizar medicamentos antitérmicos que contenham Dipirona, medicamentos antiinflamatórios e para dor de cabeça e febre, como os que contêm ácido acetil-salicílico.
COMO EVITAR QUE O MOSQUITO E A DENGUE SE PROLIFEREM?
- Basicamente não deixar água parada.
- Colocar terra ou areia nos pratos das plantas.
- Não deixar acumular sujeira nas calhas do telhado.
- Tampar caixas d’água, cisternas e barris.
- Cobrir ou furar pneus.
- Virar de boca para baixo garrafas vazias.