Acontece na Casa do Rotariano nesta segunda-feira (17/01) às 20h, a posse dos novos sócios do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Tomarão posse os seguintes sócios efetivos: Antônio Ferreira Cabral, Ivana Ferrante Rabelo, Josecé Alves dos Santos, Manoel Messias de Oliveira, Maria Rejane Rodrigues Ruas Colares, Marilene Veloso Tófolo, Ronaldo José de Almeida.
Os sócios correspondentes: Alan José Alcântara Figueiredo (Macaúbas), Ático Vilas Boas da Mota (Macaúbas) e Terezinha Teixeira Santos (Guanambi).
PROGRAMAÇÃO
Durante a programação haverá uma apresentação do Grupo de Seresta Lola Chaves e declamação dos poemas de Cândido Canela com Sebastião Abceu. Também na programação da noite acontece o lançamento da Revista do Instituto, Volume VI.
A professora Yvonne de Oliveira Silveira fará o elogio aos sócios efetivos e Wanderlino Arruda aos sócios correspondentes. No final, o acadêmico Petrônio Braz irá falar sobre as publicações das Revistas do IHGMC.
Antes, mesmo, pela parte da manhã, na sede do IHGMC, haverá um lauto Café da Manhã para todos os convidados. Nesta oportunidade os novos sócios e os convidados terão o privilégio de conhecer o acervo bibliográfico de Dr. Simeão Ribeiro Pires - em torno de 7.000 livros - que foi doado ao Instituto pela família. Dentre algumas peças de todo acervo, destaca-se o Canhão de Guerra, que foi presenteado ao Dr. Simeão Ribeiro Pires pelo historiador José Geraldo Mendonça. Nota-se que este canhão foi encontrado na gruta do “Quebra Coco”, em Grão Mogol.
O presidente do IHGMC Dário Teixeira Cotrim está bastante otimista com o trabalho que os sócios do Instituto vêm desenvolvendo no resgate da história de Montes Claros e região. Até porque, o Artigo 2º do Estatuto do Instituto reza que o IHGMC tem como finalidade a promoção de estudos e a difusão de conhecimentos de história, geografia e ciências afins, do município de Montes Claros e toda a região do Norte de Minas e Bahia, assim como o fomento da cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.