Valéria Borborema
Colaboração para O NORTE
No próximo dia 6 de agosto, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida realiza a 20ª entrega de enxovais de bebê na maternidade do Hospital Universitário Clemente de Faria, pertencente à Universidade Estadual de Montes Claros. Trata-se da Obra do Berço “Menino Jesus”, projeto social idealizado pelo hoje arcebispo emérito dom Geraldo Majela de Castro e implantado pelo pároco, padre Dorival Souza Barreto Júnior, há um ano e sete meses. O objetivo é ajudar mães carentes que, de outra maneira, sentiriam dificuldade em agasalhar convenientemente os filhos recém-nascidos.
HISTÓRICO
A secretária do projeto, Luza Mariano, revela que, desde o dia 6 de dezembro de 2006, quando houve a primeira remessa, já foram entregues 549 kits com um total de 7.680 peças no HU. De lá para cá, o número mensal de enxovais passou de 20 para 30. Ela lembra que o material utilizado para a confecção de mantas, forro de berço, toalha, cueiros, fraldas e roupas (casaco, pagão, mijão e meias ou sapatinhos), que compõem um enxoval, é doado pela comunidade. Os interessados em participar da Obra do Berço, sobretudo neste período de frio intenso, podem obter mais informações na Secretaria Paroquial da Catedral, que funciona provisoriamente na Sacristia do majestoso templo, na Praça Pio XII, centro da cidade, ou pelo telefone (038) 3221-5028, em horário comercial.
ENTREGA
Luza Mariano conta que, normalmente, o repasse dos enxovais à Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário, instituição encarregada da distribuição, ocorre na primeira quarta-feira do mês. O grupo de cerca de 30 costureiras voluntárias, a quem cabe cortar, costurar, passar, lavar, fazer barra, pintar e bordar os tecidos (flanelas, cobertores e outros), costuma fazer três reuniões até o dia da entrega. Uma para cotar as peças, outra para montar os kits e mais uma vez, a partir das 14 horas, no Salão Paroquial II, na Rua Pires e Albuquerque, centro, para concretizar a ação. As demais fases do trabalho acontecem individualmente, na casa de cada uma delas.
PROJETO
A Obra do Berço “Menino Jesus” integra a Associação Dom José, criada no dia 21 de novembro de 2006, visando desenvolver ações voltadas para a promoção da pessoa humana. A entidade também investe na capacitação social, cultural e religiosa de crianças, adolescentes e jovens; dá assistência temporária a acompanhantes de pacientes hospitalizados em Montes Claros, provenientes do interior; e qualifica e aprimora mão-de-obra doméstica.