Políticas públicas

Hospital Veterinário vai ampliar atendimento gratuito em MOC

Verba destinada pelo deputado estadual Osvaldo Lopes vai permitir que pessoas de baixa renda e ONGS de proteção tenham acesso a serviços

Larissa Durães
07/06/2022 às 21:09.
Atualizado em 07/06/2022 às 21:10
 (Larissa Durães)

(Larissa Durães)

Carente de políticas públicas de atenção à saúde animal, principalmente aqueles cujos tutores são de baixa renda ou que estão sob cuidados de ONGs, Montes Claros passa a contar com esse tipo de serviço gratuito. Por meio do repasse de uma verba parlamentar de R$ 500 mil, o Hospital Veterinário Renato de Andrade (Hvet), ligado à Funorte, passará a fazer os atendimentos.

O recurso foi destinado pelo deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD), idealizador do primeiro hospital público veterinário do Estado, instalado em Belo Horizonte. O parlamentar esteve em Montes Claros nesta segunda-feira (6) para concretizar a parceria com o Hvet.

A previsão é a de que os atendimentos comecem em 4 de julho. É o prazo necessário para a instituição se organizar e estruturar para ajudar animais que pertencem à população de baixa renda e protetores independentes. 

“Montes Claros precisa, merece ter também esse cuidado com os animais. Mesmo com o hospital já atendendo uma parcela de pessoas carentes, chegou o momento de ampliarmos esse atendimento para a população que chega aqui sem emprego, sem condição de pagar por uma consulta, uma cirurgia, para que possa ter um atendimento de excelência com muito carinho”, enfatiza o deputado.
 
CAPACIDADE

Com o recurso, o Hvet terá capacidade de realizar, gratuitamente, 180 consultas, 50 cirurgias, 40 exames de imagem e 300 exames laboratoriais por mês. Atualmente, o hospital consegue fazer 20 atendimentos clínicos por dia, 15 cirurgias por semana, 40 exames de imagens por mês e 500 exames laboratoriais também por mês, de acordo com o gestor administrativo da unidade, Lucas Mendes Soares.

No entanto, esses serviços são pagos, mesmo que sejam valores de tarifa social por meio de parceria com ONGs. “Com essa parceria, a gente vai ampliar os novos atendimentos e ofertar mais atendimento para a comunidade”, comemora Lucas.

Para a reitora do Centro Universitário Funorte, Raquel Muniz, a parceria vai ser fundamental para trazer uma nova realidade para aqueles que colocam suas vidas a serviço dos animais. “Temos muito orgulho dessa parceria com o deputado Osvaldo Lopes. Vai permitir que um número maior de animais, diariamente abandonados nas ruas de Montes Claros, sejam cuidados no Hospital Veterinário Renato Andrade. Isso significa também cuidar dos protetores que, sobrecarregados, acabam doentes emocionalmente. Não é um gasto, ao contrário do que muitos pensam, é um investimento”, afirma Raquel Muniz. 

Impacto na saúde pública

Para ter acesso ao serviço gratuito no Hospital Veterinário Renato de Andrade, o cidadão terá que estar inserido em algum programa social do governo. No entanto, se não estiver portando o cartão no momento em que necessitar de um atendimento gratuito no hospital para o animal, deverá assinar uma declaração de pobreza. 

“Não podemos deixar de atender o animal dessa pessoa por ela não estar com algo que comprove que seja de baixa renda. Se chegar um animal em um caso de urgência ou emergência, ele tem que ser atendido”, enfatiza o deputado estadual Osvaldo Lopes.

O responsável técnico do Hvet, Daniel Ananias, diz que o hospital já faz parceria com ONGs e entidades de proteção animal, promovendo mutirões. Entretanto, a parceria servirá para ampliar ainda mais os atendimentos veterinários gratuitos à população de baixa renda, o que, para ele, é fundamental para conter o avanço do abandono de animais nas ruas da cidade. 

Para o adestrador Elioenay Rirus, é muito importante criar este vínculo com pessoas carentes para oferecer bem-estar ao animal. “Se podemos levar saúde para o animal, através desta parceria, vai ser bom para o ‘bichinho’ que terá menos doença, irá viver muito mais, trazendo alegria para o tutor por muito mais tempo”, ressalta.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por