Da Agência Minas
Pessoas interessadas em participar do projeto das Doulas, no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, poderão se inscrever, até o dia 22 de setembro, das 8h às 18h, na maternidade do hospital, não existindo limite de vagas.
O Hospital é pioneiro, na região do Norte de Minas, em relação ao projeto, implantado em novembro de 1999 e apontado como uma das mais significativas ações voltadas à humanização do atendimento, especialmente no que se refere às parturientes. Atualmente,18 voluntárias se revezam no acompanhamento das internas na maternidade (bloco obstétrico e alojamento) e na pediatria.
O trabalho das Doulas – que, em grego, significa aquela que serve – é integralmente voluntário e dedicado ao suporte físico e emocional às mães, antes, durante e depois do parto, sempre com a supervisão de profissionais especializados.
Será oferecido às voluntárias inscritas curso básico sobre as atividades referentes às Doulas, tais como incentivo à amamentação, cuidados com o recém-nascido, apoio emocional, noções de ética e, ainda, relatos de experiências positivas. O curso será ministrado por médicos, enfermeiros, sociólogos e psicólogos. As atuais voluntárias também participarão de curso de reciclagem.