A partir de segunda-feira, 23, estará funcionando o serviço avançado de oftalmologia do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, com exames, consultas e cirurgias de média e alta complexidade. Instalado no quinto andar do prédio do Centro Ambulatorial de Especialidades Médicas Tancredo Neves, anexo ao HUCF, o serviço foi implantado com o apoio do Governo de Minas – através da Secretaria de Estado de Saúde -, que liberou os recursos para a aquisição dos equipamentos.
Este será o primeiro serviço especializado em oftalmologia da região que oferecerá atendimento gratuito, custeado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o vice-reitor da Unimontes e superintendente do Hospital Universitário, João dos Reis Canela, inicialmente serão realizados entre 350 a 400 atendimentos por mês.
- Mas, a nossa proposta é ampliar o atendimento, visando contemplar a demanda apresentada em nossa região, mas isso dependerá de entendimentos e de nova pactuação a ser estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde - explica o professor João Canela.
O novo serviço do Hospital Universitário contará com uma equipe de cinco médicos, coordenada por Frederico Ribeiro. Ele destaca que, além de consultas, serão disponibilizados gratuitamente todos os exames e procedimentos necessários ao tratamento de doenças oftalmológicas, como o glaucoma. Também serão feitos diversos tipos de cirurgia, incluindo as de catarata e plástica ocular.
A expectativa é a de que todos os aparelhos sejam instalados até a data de inauguração do Centro de Especialidades Tancredo Neves, que deve ocorrer no dia 17 de agosto.