Ana Maria Santos
Colaboração para O NORTE
A Santa Casa de Montes Claros completa 137 anos de serviços prestados à saúde da população norte-mineira, e se consolida como um dos maiores Hospitais da região, referência em atendimentos médicos de alta complexidade, e dá continuidade aos trabalhos de modernização tecnológica de equipamentos e ampliação da estrutura de serviços médico – hospitalares. No dia 20 de outubro, o Hospital inaugurou a estrutura do berçário, que durante o período de dois meses foi totalmente reformado e adaptado para receber e tratar os recém-nascidos prematuros e que necessitem de cuidados especiais pós-parto.
Para a execução da obra, foram investidos R$73 mil, provenientes de recursos do próprio Hospital, e fruto de doações feitas por meio da Irmã Veerle, membro da Congregação do Sagrado Coração de Maria, que financiou 70% do valor total do investimento.
Após a reforma, o novo berçário conta com estrutura adaptada às normas e critérios de qualidade estabelecidos pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com o objetivo de garantir o funcionamento adequado dos equipamentos e proporcionar conforto à equipe de trabalho. As instalações contam com 13 leitos, com capacidade para 13 bebês, sendo 12 leitos no salão principal e 1 leito de isolamento, adaptado para recém-nascidos que apresentem algum tipo de patologia contagiosa, além de ar condicionado, suportes para monitores e oxímetros de pulso, saída e oxigênio e ar comprimido vácuo, e tanque de escovação sem acionamento manual.
A área física também foi reconstruída e agora passa a disponibilizar um posto de enfermagem, armários para rouparia e produtos esterilizados, copa, depósito de equipamentos, sala de prescrição para médicos e enfermeiros, expurgo com saída externa para o destino final do material contaminado e banheiro para os funcionários.
Visando proporcionar atendimento de qualidade à saúde dos recém-nascidos, a estrutura vai contar com equipe multiprofissional capacitada, formada por médicos pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
Para o provedor da Santa Casa, Elias Siufi, ao entregar mais uma unidade de atendimento, a Santa Casa cumpre o seu papel de prestar serviços de qualidade à população, investindo em modernização de equipamentos e adaptação de estruturas aos critérios de higiene e modernização das instalações, trazendo o que há de melhor para a comunidade que se beneficia do nosso trabalho, afirma.