Logotipo O Norte
Sexta-Feira,11 de Julho

Hospital de Moc emite mil certidões de nascimento em menos de um ano

Jornal O Norte
Publicado em 21/11/2008 às 10:00.Atualizado em 15/11/2021 às 07:50.

Ascom/Unimontes



Além do atendimento especial às gestantes e do incentivo ao aleitamento materno e ao parto humanizado, o Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, oferece outro aspecto diferenciado: toda criança já deixa a maternidade com o direito assegurado à cidadania: a emissão do seu registro civil (certidão de nascimento). É a única unidade hospitalar da região norte-mineira que oferece este tipo de serviço.



O sistema funciona desde fevereiro deste ano, a partir de parceria firmada com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Montes Claros e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, e está sendo comemorada, agora, a certidão de nascimento de número 1000.



A criança do registro 1000 nasceu de parto natural e recebeu o nome de Kamila Soares Rodrigues. Ela é filha de João Francisco Filho e Regina Soares de Oliveira. Kamila foi presenteada com um kit de roupas doado pela Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário (AVAHU) e pelas “doulas” (palavra grega que significa mulher voluntária que cuida de gestantes).



Atualmente, são realizados cerca de 200 partos por mês na maternidade do Hospital da Unimontes, - uma média de sete por dia -, sendo atendidas, especialmente, pessoas das regiões do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, mas até mesmo do sul da Bahia. O atendimento é gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS).



O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) possui os títulos de “Maternidade Segura” e “Hospital Amigo da Criança”, conferidos pelo Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por conta do atendimento humanizado. O reconhecimento também premia outras ações como incentivo ao parto normal, estímulo ao aleitamento materno e redução dos índices de mortalidade infantil e de mortalidade materna.



Para a diretora-administrativa do HUCF, Joelina da Conceição Alves de Almeida, a emissão imediata do registro civil é outro diferencial para assegurar o atendimento humanizado, além de promover a cidadania. “Embora a certidão seja emitida gratuitamente, os pais geralmente enfrentam dificuldades para obter o documento, ou porque trabalham durante todo o dia ou porque moram longe do cartório”, observa Joelina Almeida.



COMO FUNCIONA



Diariamente, um servidor do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais vai até a maternidade e recolhe a documentação dos pais das crianças recém-nascidas e as informações fornecidas pelo hospital.



No dia seguinte, o mesmo servidor retorna à unidade hospital com a certidão emitida gratuitamente pelo cartório. Assim, as mães recebem alta com o documento necessário e situação regularizada para conseguir outros direitos e benefícios sociais para seus filhos.



O envolvimento do corpo clínico e dos servidores técnico-administrativos do Hospital Universitário tem assegurado o sucesso do serviço. Segundo Joelina Almeida, “todos os servidores, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, assim como os voluntários, sentem-se orgulhosos em participar desse processo e, assim, contribuírem efetivamente para o exercício da cidadania”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por