Logotipo O Norte
Sábado,16 de Agosto

Hospital da Unimontes ganha moderno laboratório de simulações

Jornal O Norte
Publicado em 12/04/2010 às 23:56.Atualizado em 15/11/2021 às 06:26.

Os acadêmicos dos cursos da área de saúde da Unimontes passam a contar com um importante instrumento para o desenvolvimento das atividades de ensino relacionadas com a prática. Foi instalado no hospital universitário Clemente de Faria o centro Alfa de treinamento e simulações, moderno laboratório de simulações, que, além de atender ao ensino, servirá para o treinamento de servidores do hospital e de outras instituições.



- A implantação do laboratório representa um avanço extraordinário para a universidade e para o hospital universitário, permitindo aos alunos dos cursos da área de saúde, tanto de graduação como de pós-graduação, simulações da rotina do atendimento de urgência e emergência - afirma o vice-reitor da Unimontes, professor João Canela, que atua no ensino médico e faz parte do corpo clínico do hospital, do qual foi superintendente de dezembro de 2006 a janeiro de 2010.



O laboratório de simulações foi implantado com recursos da ordem de R$ 500 mil, viabilizados com investimentos do governo de Minas, por meio da secretaria de estado de Saúde e do empresário Aloysio de Andrade Faria. A unidade já está funcionando em caráter experimental e a inauguração acontecerá em breve.



O CATS conta com vários simuladores, que, na verdade, são manequins comandados por sistemas informatizados. Os aparelhos simulam batimentos cardíacos, paradas cardiorrespiratórias e até partos, entre outras ocorrências clínicas.



- São equipamentos de alto nível que simulam situações como se fossem reais, aproximando muito do cotidiano clínico - explica o professor João Canela, que destaca ainda a importância do investimento para a educação continuada na área de saúde e para o treinamento dos servidores do HUCF.



As simulações serão supervisionadas por professores/tutores. A estrutura do centro Alfa é composta por cinco salas de simulações, uma sala de controle e uma sala de aula para 20 alunos, além de parte administrativa e coordenação pedagógica. (Fonte: Agência Minas)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por