Ascom/Unimontes
Uma programação socioeducativa vai marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher (8) no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)), com a participação de diretoras, professoras, servidoras e representantes da comunidade. As atividades serão realizadas neste sábado (8), a partir das 9h, e entre os temas relacionados para debate estão a violência doméstica e o câncer de mama.
O evento constará de mesas redondas, palestras e apresentações de música, dança e teatro. A solenidade oficial de abertura será presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, no auditório do HUCF, às 9h, contando, ainda, com a participação do vice-reitor e superintendente do Hospital, professor João dos Reis Canela.
Logo em seguida, será realizada a mesa redonda: “Combate à Violência contra a Mulher”, com a professora Márcia Beatriz Inácio Xavier, da Unimontes e integrante da União Popular das Mulheres (UPM), com participações da advogada Anabela Sales Oliveira, da psicóloga da Maternidade “Maria Barbosa” (HU), professora Aldenice de Freitas Athayde, e do professor Amaro Sérgio Marques.
Às 15h30, será ministrada a palestra “Fatores de Risco e Prevenção de Câncer de Mama”, com a oncologista Priscila Miranda Soares e a professora Claudiana Donato Bauman, da Unimontes.
- Qualquer tipo de violência deve merecer repulsa e indignação. E, com toda certeza, a prevenção constituirá sempre alternativa prudente e sensata - destaca o reitor Paulo César de Almeida.
Ele lembra que o Hospital Universitário já desenvolve campanhas internas contra o câncer de mama e de colo de útero, além de oferecer serviço de esclarecimento sobre a Lei Maria da Penha – de proteção à mulher em casos de agressões.