cidade

Hospital Alpheu de Quadros sem projeto de incêndio

Queda de raio danificou a rede elétrica do prédio impossibilitando o atendimento no local

Márcia Vieira
Publicado em 12/04/2023 às 20:30.
 (Ascom prefeitura de Montes Claros)
(Ascom prefeitura de Montes Claros)

As chuvas que caíram na cidade na segunda-feira foram suficientes para interromper o funcionamento de serviços essenciais a população. O principal impacto ocorreu no Hospital Municipal Alpheu de Quadros, que emitiu comunicado dando conta do fechamento provisório da unidade para serviços de manutenção.

“A queda de um raio danificou gravemente a rede elétrica do Pronto Atendimento Alpheu de Quadros, impossibilitando o atendimento no local. O serviço de manutenção demandará algum tempo, o que obrigará a unidade a permanecer fechada provisoriamente. Os atendimentos mais graves poderão ser feitos na UPA do bairro Chiquinho Guimarães ou nos hospitais do Município. A Prefeitura de Montes Claros está trabalhando ininterruptamente para restabelecer os serviços do Alpheu de Quadros o mais rápido possível”, informa a nota.

A situação trouxe questionamentos sobre a existência de critérios para este tipo de edificação. Procurada pela reportagem , a assessoria de comunicação da prefeitura não respondeu, mas a reportagem obteve a informação de que o hospital Alpheu de Quadros se encontra em situação irregular quanto ao AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ( projeto de incêndio), documento que atesta a segurança do imóvel. A prefeitura já foi notificada pelo Corpo de Bombeiros sobre a necessidade de se adequar, mas ainda não regularizou a situação. O AVCB é exigido para toda empresa, estabelecimento, indústria e prédios residenciais. As únicas edificações dispensadas são as residências.

Quanto ao uso de para-raios, bem como de geradores, cada Estado tem sua Legislação e, embora não seja obrigatório o uso de para-raios em hospitais de MG, equipamentos que protejam contra descarga atmosférica são indicados.
 
Previsão meteriológica
A pedido de O NORTE, o meteorologista Ruibran dos Reis, fez uma análise da situação climática e afirmou que as chuvas de domingo e segunda ocorreram em decorrência de um aglomerado de nuvens que se formou entre o Noroeste de Minas e Brasília - DF, e, se deslocou no sentido do oceano Atlântico passando pelo Norte de Minas.

“Na passagem desse sistema tivemos uma pancada de chuva isolada com raios, mas a probabilidade de ocorrer este tipo de fenômeno nesta época do ano é raríssima, porque as chuvas neste momento do ano já não são acompanhadas de raios”,, disse Ruibran. 
 
Cuidados
As recomendações são para que as pessoas fiquem longe de janelas, evitem se aproximar de árvores ou postes porque eles atraem raios; Mantenham distância de alambrados , cercas, linhas telefônicas e elétricas, assim como estruturas metálicas em geral; Evitem recolher roupas em varal de arame durante tempestades; Permaneçam dentro do carro, já que automóveis oferecem proteção contra raios; Não fiquem dentro da água, desliguem aparelhos elétricos das tomadas e utilizem o telefone somente em casos de emergência.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por