Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Dezembro

Hora de garantir a tarifa social de energia

Jornal O Norte
Publicado em 20/01/2007 às 14:51.Atualizado em 15/11/2021 às 07:56.

Analista de relacionamento com o cliente da Cemig, em Montes Claros, Fábio Malta afirma ser fundamental o beneficio do programa tarifa social estendido pela estatal há mais de cinco anos a famílias carentes.





Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



A tarifa social foi criada pelo governo federal para beneficiar as famílias de baixa renda, por meio da concessão de descontos de até 65% na contas de luz. Ela integra o programa Bolsa Família e foi criada por intermédio da Lei nº. 10.438, de 26 de abril de 2002, e regulamentada pelas Resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica.





Fábio Malta ressalta ainda que para os clientes que já estavam cadastrados e beneficiados com a tarifa, foi dado um prazo para o cadastramento com o novo cartão, estendido até 28 de fevereiro de 2007, conforme  Resolução Normativa da ANEEL. Segundo o analista, os descontos através do programa tarifa social nas contas de luz variam de 43 a 70%.



QUEM TEM DIREITO





Para uma pessoa ter direito ao beneficio, ela tem que morar em residencial monofásico, com média de consumo mensal calculado com base na média dos últimos 12 meses, inferior a 80 kWh, e que não apresente, nesse período, mais de um consumo superior a 120 kwh.





O monofásico é quando o beneficiado tem em casa equipamentos que gastam pouca energia, ao contrario de quem porventura tem em casa dois chuveiros elétricos, onde não se enquadraria neste beneficio.





– O residencial monofásico, com consumo entre 80 e 220 kwh, calculado com base na média dos últimos 12 meses dá condições para que o beneficiário do programa Bolsa Família tenha direito à tarifa social.





Fábio Malta entende ser importante a concessão do beneficio para as pessoas mais carentes.





- Quem tem uma renda mensal baixa, paga a conta de luz, de acordo com as suas possibilidades.



PRAZO





Ele alerta sobre a importância de o beneficiado apresentar o cartão bolsa família até o dia 28 de fevereiro.





- Aqueles que não atenderem ao prazo perderão o direito à tarifa social. Quem deseja obter mais informações a respeito da tarifa social, pode ligar para o telefone 0800 -310-196 ou procurar o escritório da Cemig em Montes Claros, na Rua Padre Augusto 550, ou qualquer agencia de atendimento da Cemig na cidade.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por