Samuel Nunes
Repórter
Sensibilizados com a diminuição de mais de 30% no comparecimento de doadores de sangue ao Hemominas, 40 atletas da equipe profissional do Funorte Esporte Clube compareceram à sede da entidade, nesta semana, para em um gesto de solidariedade: doaram sangue no sentido de reforçar o estoque do banco.
(foto: XU MEDEIROS)
Gislane Andrade, chefe do setor de captação do Hemominas comemora a iniciativa tendo em vista que com as festas de final de ano e, na seqüência, as férias escolares, o número de doadores foi bastante reduzido.
- Aconteceu o contato da diretoria do Funorte com o Hemominas e os jogadores não mediram esforços para salvar vidas através da doação de sangue. Este é o momento de todos os segmentos da sociedade se unirem, no sentido de reforçar o estoque do banco de sangue, tendo em vista que é grande o número de acidentes nas estradas da região e o Hemominas é a entidade responsável por atender à demanda não apenas de Montes Claros mas de toda região - afirma.
SOCIAL
Ouvido por O NORTE, Jeibson Moura ressalta a importância de todos colaborarem com o estoque de sangue do Hemominas. Revela que a equipe profissional do Funorte não está comprometida tão somente com as competições que estão por vir, mas também com a questão social.
Jeibson afirma que os jogadores receberam positivamente a visita ao Hemominas, o que demonstra a solidariedade do grupo de atletas.
- É válido lembrar que outras campanhas no âmbito social serão realizadas. Os atletas da equipe juniores, por exemplo, participarão desta mesma campanha no mês de março, também no Hemominas - informa.
CAMPANHAS
De acordo com Gislane Andrade, depois de campanhas veiculadas na imprensa local aconteceu um pequeno aumento no número de doadores, pois no final do ano passado o comparecimento para doação diminuiu em 50%. Explica que o estoque precisa ser melhorado, face à proximidade do carnaval, que terá inicio dia 23 de fevereiro. Segundo ela, a previsão é que novamente haja reflexos negativos no estoque de sangue.
Ela salienta ainda sobre outras campanhas que serão promovidas pelo Hemominas em igrejas, tanto evangélicas quanto católicas, tendo em vista que o público nestas denominações religiosas é sempre considerável mesmo em períodos de férias.
CRITÉRIOS DE PRÉ-TRIAGEM PARA DOAÇÃO DE SANGUE
Os candidatos à doação deverão ser orientados a respeito dos itens abaixo para que, por exclusão, possam decidir pelo comparecimento ao Hemocentro ou não.
Os candidatos à doação precisam:
- Ter e estar com boa saúde;
- Ter idade entre 18 e 65 anos;
- Pesar acima de 51 quilos;
- Dormir bem na noite anterior a doação (6 horas no mínimo);
- Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica;
- Apresentar documento original da carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (nova) com foto.
Os candidatos à doação não podem:
- Estar gripado ou com febre (liberado para doação 07 dias após cura);
- Ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Estar exposto a situação de risco (múltiplos parceiros sexuais, uso de drogas, ter como parceiro sexual um portador do vírus da AIDS);
- Apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
- Ter sido submetido a cirurgia de grande porte nos últimos 6 meses ou de pequeno porte nos últimos 3 meses;
- Ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses;
- Estar em tratamento para pressão alta (máxima 160/90).
- Ter tido dengue nos últimos 30 dias;
- Ter sido submetido a tratamento dentário a menos de 15 dias;
- Ter tido problema de saúde recente;
- Ter feito tatuagem ou colocado piercing a menos de 01 ano;
- Ter tomado vacina no último mês;
- Ter história de anemia recente;
- Não ser diabético;
- Ter recebido transfusão de sangue a menos de 10 anos;
- Estar fazendo ou ter feito uso de medicamentos conforme esquema abaixo:
- Antibióticos: Liberado para doação 15 dias após término do tratamento (a critério médico);
Analgésicos e anti-inflamatórios:
- (ex: AAS, Cataflan, Anador, Aspirina, Dipirona, Plasil, Dramin, Tylenol etc) liberado para doação 01 dia após término do tratamento ou a critério médico. Incluem-se nesse item o Sonrisal e o Alka-Seltzer.
Mulheres:
- Não podem estar grávidas ou amamentando;
- Ter tido aborto recente.
- Atenção: A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
- Doe sangue se você estiver dentro das condições citadas acima.
- Caso você não possa doar sangue hoje, contamos com você em outra oportunidade.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Doações pela manhã: Todos os candidatos deverão tomar café normalmente (pão, bolacha, biscoito, café e leite. Doações pela tarde: Todos os candidatos deverão ter almoçado e a doação poderá ser feita 03 horas após o almoço.
É ideal que o Hemocentro seja comunicado com antecedência sobre o encaminhamento dos doadores, para que possamos evitar a chegada de mais de um grupo num mesmo momento, evitando assim tumulto e espera excessiva.
O intervalo mínimo entre as doações é de: 90 dias para as mulheres (no máximo 3 vezes ao ano), e 60 dias para os homens (no máximo 4 vezes ao ano). Candidatos à doação com parceiro sexual recente, menos de 6 meses de relacionamento, não devem comparecer para doação.
Em caso de dúvidas entre em contato com o Hemocentro Regional de Montes Claros pelo telefone: 3212-6777 – ramais: 3332/3331, no setor de Captação de Doadores e também para agendar sua doação.