Fabíola Cangussu
Repórter
onorte@onorte.net
As pessoas que passaram pela praça Doutor Carlos foram surpreendidas, na manhã desta sexta-feira, com a campanha de conscientização de doação de sangue, promovida pela Hemominas de Montes Claros, secretaria de saúde e pelo Colégio Razão.
Gislaine Andrade, responsável pelo setor de captação e cadastro de doadores, explicou aos freqüentadores da praça, a importância da doação, e como o sangue doado é utilizado no tratamento de doenças.
Exames de glicemia e aferição da pressão arterial
estavam disponíveis à população (foto: FABÍOLA CANGUSSU)
Segundo Gislane, a hemominas atende cerca de 2 mil pacientes ao mês, e para manter esse atendimento precisa do mesmo número de doadores.
O que evita a falta de sangue é a forma de trabalho da entidade, que sempre solicita ajuda de outros centros quando o estoque atinge um nível preocupante, ou mesmo encaminha o sangue para outras unidades.
A professora Michele de Lourdes disse que iniciativas como essas são necessárias para sensibilizar a sociedade. Ela afirma que a luta por um mundo melhor, e por qualidade de vida é dever de todos, e as instituições de ensino e empresas em geral devem atuar ativamente, buscando o bem da sociedade.
Isaías Rosa da Cruz, 42 anos, foi doador durante sete anos, parou por motivos de doença. Se pudesse, continuaria exercendo esse dever de cidadão, afirma.
E além ouvirem sobre a importância da doação, as pessoas puderam ainda aferir a pressão arterial, e fazer exames de glicemia gratuitamente.