Samuel Nunes
Repórter
Com o tema Salve uma vida hoje. Doe sangue sempre, a Fundação Hemominas organiza, através de suas unidades, uma extensa programação em comemoração à Semana nacional do doador voluntário de sangue. O tema tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da fidelização do doador.
De acordo com a chefe do setor de captação do Hemominas, Gislane Andrade, esta semana é o momento de agradecer aos mais de 11 mil candidatos a doador de sangue, que durante todo o ano de 2008 não mediram esforços para desempenhar um papel importante no sentido de salvar vidas.
DATA
Ela explica que o Dia nacional do doador voluntário é comemorado, em todo o Brasil, oficialmente no dia 25 de novembro, contudo, durante toda esta semana o Hemominas comemora a data.
Gislane lembra ainda que a referida data, criada em 1964, ocorreu através de decreto promulgado pelo presidente Castello Branco, o primeiro chefe de governo do ciclo militar, em reconhecimento à doação voluntária de sangue como um ato em que se manifesta, de forma mais significativa, o sentimento da solidariedade humana.
- Na Hemominas, a data já se tornou um marco. Todo ano, cada unidade reúne os funcionários para preparar uma série de homenagens, com o objetivo de agradecer o doador pelo gesto de solidariedade e cidadania - diz.
ESFORÇOS
Salienta que as mobilizações, que começaram no início do mês de novembro, refletem o esforço das unidades da Hemominas pela realização de ações inovadoras e que, a cada ano, se tornam mais criativas e comprometidas.
- Atividades que buscam aliar a causa da doação de sangue à cultura, esporte e meio ambiente estão na programação da Fundação – acrescenta.
UNIDADES
As unidades também realizarão cerimônia de entrega de certificados aos doadores que foram diplomados nas categorias azul - de 10 a 14 doações, bronze - de 15 a 24 doações, prata - de 25 a 34 doações, ouro - 35 a 49 doações e diamante - mais de 50 doações.
Em Montes Claros, a solenidade de entrega dos certificados aconteceu na noite da última segunda-feira, 24, no automóvel clube.
- É preciso destacar a presença de inúmeros setores da sociedade que ao longo de 2008 contribuíram de forma significativa para o aumento do nosso estoque, através do gesto nobre que é o de doar sangue. É preciso destacar, neste contexto, representantes das igrejas, escolas, empresas, faculdades e a sociedade em geral - conta.
PERSPECTIVAS
Gislane Andrade revela que o Hemominas já está pensando recorrer a outros meios para promover no ano de 2009 uma conscientização ainda maior, no que ser refere à doação de sangue por parte dos montes-clarenses e norte-mineiros. Frisa que o objetivo para o próximo ano é aumentar a captação de doadores.
Em Montes Claros o endereço do Hemominas é Rua Urbino Viana 640, Vila Guilhermina. O telefone para quem deseja obter mais informações é (38) 3212-6777.