Em contato com O NORTE na manhã de ontem, a chefe do setor de captação do Hemominas, Gislane Andrade, destacou a participação de soldados do corpo de bombeiros na doação de sangue, realizada na última sexta-feira, 11. Afirma que este gesto reforça a característica humanitária peculiar a este profissional, e reconhecida pela sociedade.
Gislane revela que a doação de sangue neste momento é relevante tendo em vista que o estoque do Hemominas está comprometido em 50%.
- O apoio de todos os segmentos e da sociedade em geral é importante, a sexta-feira que passou foi o dia de maior movimento depois dos inúmeros apelos que fizemos e a imprensa local tem tido o seu papel no sentido de divulgar a nossa realidade. O estoque de sangue atual garante apenas os casos de urgência e emergência, portanto, vamos continuar incentivando a doação através de campanhas na mídia, palestras em igrejas, escolas e empresas – diz.
REQUISITOS PARA DOAR SANGUE
Ter mais de 18 e menos de 60 anos; o peso deve ser superior a 50 kg; Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando e já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade; não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas; não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses; não sofre de Epilepsia; não tem ou teve Sífilis; não é diabético; não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano); não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação; se estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço; se dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação; se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como: não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses, usar drogas injetáveis.
DOAÇÃO
O doador vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue: Tipagem sangüínea ABO e Rh; Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares; Teste de Coombs Direto; Fenotipagem do Sistema Rh Hr( D,C,E.c,e) , Fenotipagem de outros sistemas; Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II.
Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes e o doador receberá o resultado em cada doação.
Em Montes Claros o endereço do Hemominas é Rua Urbino Viana 640, Vila Guilhermina. O telefone para quem desejar obter mais informações é (38)3212-6777. (SN)