A tradicional noite do Dia das Bruxas promete movimentar Montes Claros nesta sexta-feira (31), com eventos que vão do entretenimento infantil à celebração da cultura geek, além de fortalecer o calendário de festas e o setor criativo da cidade.
A professora e ex-deputada federal Raquel Muniz abre as portas de sua casa para mais uma edição da comemoração de Halloween, tradição que ela mantém há anos no bairro onde mora, em Montes Claros. A iniciativa busca aproximar crianças e estudantes de inglês da cultura norte-americana, onde a data é amplamente celebrada.
Raquel explica que sua relação com o ensino da língua inglesa sempre esteve atrelada ao estudo de manifestações culturais. “Como professora de inglês, sempre lecionei em colégio pré-vestibular e, como estudiosa da cultura, não só de Montes Claros, Minas Gerais e Brasil, eu sempre tive essa preocupação”, afirma. Ela lembra que, durante o período em que foi deputada federal, também presidiu a Comissão de Cultura na Câmara. “Quando a gente está estudando a cultura, percebe que outubro, especialmente nos Estados Unidos, tem essa comemoração do Halloween, que é tradicional”.
A comemoração, segundo ela, também é comum em escolas de idiomas e até em algumas instituições regulares. O evento realizado em sua residência integra um calendário próprio de celebrações culturais mantidas por ela ao longo do ano. “Eu resolvi, já há alguns anos, fazer aqui na porta de casa comemorações de vários momentos culturais. Recebo os catopês nas Festas de Agosto, comemoro o Natal, a Páscoa… e o Halloween também é uma data que a gente comemora nesse sentido de estudar essa questão cultural da América”, diz. “Isso reforça muito para aquelas pessoas que estudam inglês e desejam conhecer essa cultura”.
A programação conta com um trenzinho fantasma pelas ruas do bairro, exibição de filmes, fantasias, decoração temática para fotos e, claro, muitas guloseimas. O convite é aberto à comunidade. “Todos estão convidados para participar”, reforça Raquel.
Enquanto isso, a animação também é garantida para o público adulto. O empresário e produtor de eventos Guilherme Goa destaca que a tradicional festa da boate Duke House já se tornou referência no entretenimento local. “É uma festa que já acontece há muitos anos, essa é a edição 15 do evento. Este ano, escolhemos uma música da Lady Gaga, ‘The Dead Dance’, como referência”, explica. Segundo ele, cerca de 70% dos ingressos já foram vendidos, e a procura segue intensa. “O pessoal gosta muito de Halloween, de fantasiar, tem muita empolgação”, destaca.
Referência no universo geek da região, a cosplayer profissional e influenciadora Bárbara Tamires reforça a importância do Halloween no fomento da economia criativa. Ela explica que o cosplay leva a fantasia a outro nível. “A diferença entre cosplay e fantasia é justamente essa: a fantasia faz referências ao personagem sem se preocupar com os mínimos detalhes. O cosplay é realmente tirar o personagem da mídia e trazer para a vida real”, diz. Nesta semana, ela será jurada no concurso de fantasias da festa promovida pelo estúdio de tatuagem Réu, uma das celebrações mais procuradas da cidade. “Vai ser no dia 31”.
Bárbara comemora que esta é a época mais movimentada do ano para o setor. “Até fiz um vídeo ensinando a fazer sangue falso para usar em fantasias e viralizou, está bombando no Instagram”, conta.
Para ela, as comemorações fortalecem a cultura geek e ajudam a derrubar barreiras. “Antigamente existia vergonha, eu mesma já fui à festa que era a única fantasiada. Hoje isso não acontece mais. O pessoal se dedica muito”, diz. “Trazer essa comemoração para cá fortalece nossa cultura também… Existe dedicação, harmonia e felicidade”.