Samuel Nunes
Repórter
(FOTO XU MEDEIROS)Moradores do Bairro Edgar Pereira, mais precisamente das ruas Samuel Lessa, Maximiliano Pereira e Alberto Rodrigues, e avenidas Presidente Kennedy e Carlos Ferrante, afirmam que há seis dias o caminhão da Esurb não recolhe o lixo.
A falta de coleta tem provocado mau cheiro e acúmulo de lixo e entulho, causando transtornos a toda a comunidade, que exige a regularização do serviço.
Silvina Rodrigues Pereira confirma que desde sexta-feira não há coleta de lixo no bairro Edgar Pereira e, devido a esta situação, é comum moradores pagarem com recursos do próprio bolso para retirar o lixo das casas. Ela diz que já ligou para a prefeitura inúmeras vezes, mas nenhuma providência foi tomada.
Clezi César de Deus Mota, 83 anos, demonstra preocupação em virtude da dengue na cidade, pois o acúmulo de lixo facilita a proliferação do mosquito transmissor. Ela afirma que a rua onde mora foi uma das poucas onde ainda não houve casos de dengue e cobra a regularização da coleta do lixo.
De acordo com a Esurb, o único dia do ano em que não se faz a coleta de lixo na cidade é justamente na Sexta-Feira da Paixão. No entanto, neste ano, a coleta foi realizada em alguns bairros.
O lixo em excesso provocou, de acordo com a empresa, a quebra de 60% da frota, devido à chuva, que deixa os materiais recolhidos mais pesados. Segundo a Esurb, ainda nesta semana a coleta de lixo no bairro Edgar Pereira e em outros bairros da cidade será regularizada.