As unidades da secretaria municipal de saúde funcionam neste sábado, 08, dentro da campanha nacional de vacinação do idoso, e estarão disponíveis também para adultos de 30 a 39 anos dispostos a receber uma dose da vacina contra Influenza AH1N1. A meta é vacinar 57.165 pessoas. Crianças menores de 2 anos, gestantes e adultos de 20 a 29 anos que ainda não foram vacinados poderão ser imunizados.
O setor de imunização da secretaria municipal de Saúde divulgou os números de cobertura vacinal da H1N1. Segundo o relatório, as metas ainda não foram atingidas. Estima-se vacinar em Montes Claros 5.898 gestantes, mas até agora somente 2.826 procuraram os postos para receber uma dose da vacina. Para o grupo de 20 a 29 anos, a meta é imunizar 72.173 pessoas, mas apenas 39.634 foram vacinados até agora.
- Existem inúmeros fatores que podem contribuir para a baixa procura das pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos - explicou a enfermeira da área de imunização da SMS, Cláudia Versiane.
A profissional afirma que muitos acham que não adoecem ou não querem sair do trabalho para vacinar.
- Por isso, estamos levando a vacina aos locais onde mais se concentram pessoas desse grupo - disse.
Mais de 7 mil crianças de seis meses a dois anos já se vacinaram contra a gripe H1N1 em Montes Claros, atingindo 95% de cobertura. Entretanto, a imunização deste grupo ainda não terminou. Para garantir a proteção contra a doença, pais e responsáveis devem ficar atentos para a aplicação da segunda parte da vacina. Nesta faixa etária, a vacina é aplicada em duas meias doses. São recomendados trinta dias de intervalo entre as duas aplicações. (Fonte: Secretaria municipal de Saúde)