Alessandra Marques
Colaboração para O NORTE
Não são apenas crianças e adolescentes que são assistidas pela Associação de Promoção e Ação Social (Apas), nos trabalhos realizados pelos Centros de Convívio. A turma da terceira idade também recebe atenção especial. E um dos projetos mais recentes, é a produção de bolsas ecológicas. As peças foram feitas pelas alunas do Centro de Convívio Domingos Lopes, localizado na Vila Oliveira. Segundo a diretora do Centro de Convívio, Maria Jeanine Lopes, o projeto contribui para a qualidade de vida das idosas que freqüentam as aulas.
- Muitas de nossas alunas ficavam em casa sem fazer algo diferente, às vezes, até se sentido sozinhas. Aqui elas podem produzir as sacolas ecológicas e fazer novas amizades, diz.
Dona Anésia Caribé, 82 anos, é uma das alunas. Ela conta que ser muito tímida e estar um pouco depressiva, foi aconselhada pelo médico a fazer atividades manuais.
- Vim fazer às aulas para aprender e me distrair, estou gostando muito de fazer as bolsas ecológicas, ressalta.
A filha dela, Amélia Caribé, também participa do projeto, é uma das professoras voluntárias.
- Quero ajudar pessoas como a minha mãe que encontrou aqui uma oportunidade de sair da depressão através das nossas aulas, conclui.
E mais que uma terapia o projeto também contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que a bolsa ecológica, substitui as tradicionais sacolinhas plásticas dos supermercados. As bolsas são feitas com tecido de algodão cru e, conforme a criatividade de cada aluna são feitos acabamentos que deixam cada bolsa mais atrativa.