Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
O Grupo Voluntário Anjos do Futuro, fundado em 2002, é uma organização não governamental, com 28 voluntários e visa dar apoio aos pacientes com câncer, atendidos pelo Sistema Único de Saúde - SUS. O diretor Fundador, Fernando Antônio Dias Andrade disse que a entidade conta com a ajuda de voluntários e também de sócios benfeitores que fazem diversos tipos de doações, incluindo remédios, roupas, brinquedos e artesanatos, além da solidariedade, amor e respeito. - O grupo apóia o doente em suas necessidades, sejam elas espirituais, afetivas materiais.
NATAL
Com alegria e senso do dever cumprido, Fernando revela que nesta semana que se finda, inúmeras atividades foram realizadas, entre elas, um jantar para os pacientes que estão hospedados na casa de apoio da entidade. Uma outra atividade em comemoração do natal foi a distribuição de presentes para os acompanhantes, pacientes e funcionários da Fundação Hemominas. – Outro local utilizado para comemorarmos o natal, foi a Fundação Dílson de Quadros Goudinho, onde distribuímos presentes para pacientes internos, externos e acompanhantes. Ele conta que neste hospital, os voluntários do Grupo Anjos do Futuro, desenvolveram atividades e distribuíram presentes nos setores da hemodiálise, radioterapia e cardiologia. Tony Papai Noel, e a Mamãe Noel, Cibele Cruz, que são voluntários há mais de cinco anos também ajudaram a alegrar a festa organizada pelos anjos.
CONSCIENTIZAÇÃO
Tony Papai Noel afirma ser necessário que a sociedade se conscientize sobre a importância de ajudar o próximo. Ele afirma também que quem deseja ajudar não encontra obstáculo e nem usa de desculpa para não fazer o seu dever de cidadão.
Segundo Tony, a mobilização das pessoas neste período que antecede as festas de fim de ano é relevante. A importância de ajudar os semelhantes, de elevar a auto-estima dos pacientes hospitalizados e residentes na cidade é obrigação de todos. Tony lembra também, que no decorrer do ano foram realizados trabalhos psicopedagógicos com crianças hospitalizadas, palestras sobre prevenção do câncer e distribuição e informação dos direitos dos pacientes oncológicos.
