Com objetivo de preparar os profissionais das secretarias municipais de Saúde para buscar a participação da população nas ações de promoção à saúde, a gerência regional de saúde de Montes Claros realizou, na última terça-feira, o I seminário regional de mobilização social.
O encontro aconteceu no auditório do conselho regional de saúde e contou com a participação de mobilizadores sociais, educadores em saúde, assistentes sociais e técnicos da epidemiologia dos 53 municípios sob jurisdição da GRS-Moc.
Em sua preleção, o coordenador de mobilização social da secretaria de estado de Saúde, Joney Fonseca Vieira, disse que debates como o que foi estabelecido durante o seminário são importantes para que os grupos mobilizadores compartilhem suas experiências.
- As ações de mobilização social exigem um planejamento compartilhado com um objetivo comum, buscando, cotidianamente, os resultados desejados por todos, e é importante que os municípios sejam co-responsáveis pelas ações que visam à saúde, não só na região, mas em todo o estado - disse.
A mobilização social no controle da dengue foi o assunto mais debatido durante o seminário. O coordenador de epidemiologia da GRS-Moc, João Geraldo de Rezende, falou sobre a importância da participação da população nas ações de controle e combate ao mosquito aedes aegypti e do controle integrado por parte do serviço público de saúde.
- O controle integrado envolve a mobilização social e o manejo ambiental, que devem ser feitos em caráter permanente e com participação comunitária, o controle biológico dever ser feito quando viável, e o controle químico, quando possível e necessário - disse.
De acordo com João Rezende, intervenções como o controle biológico e químico podem ser reduzidos se o trabalho de prevenção for efetivo. Por isso é importante que a população facilite e participe do trabalho dos agentes.
Em palestra sobre educação em saúde na vigilância epidemiológica, a referência técnica em educação em saúde da GRS-Moc, Rita de Cássia Rodrigues, disse que o trabalho do educador em saúde é fundamental para ajudar o cidadão a desenvolver uma consciência crítica das causas dos problemas de saúde e, ao mesmo tempo, possibilitar sua participação no sentido de superá-los.
Durante o seminário, Joney Fonseca também apresentou alternativas de mobilização social nos comitês de defesa da vida, propondo uma atuação conjunta dos municípios, compartilhando responsabilidade e formando a rede de defesa da vida, com objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna na região.
No hall de entrada do auditório, a secretária de Saúde de Engenheiro Navarro fez uma exposição de fotos de ações de combate à dengue realizadas no município. No encerramento do seminário, o grupo de teatro Saúde em Cena, do centro de controle de zoonoses da secretaria de Saúde de Montes Claros, apresentou o espetáculo Luluzinha e a Dengue, numa demonstração de como promover a mobilização social de forma lúdica e divertida. (Fonte: GRS)