Logotipo O Norte
Terça-Feira,22 de Julho

Gripe suína: secretário diz que está tudo sob controle

Jornal O Norte
Publicado em 12/08/2009 às 11:32.Atualizado em 15/11/2021 às 07:07.

Samuel Nunes


Repórter



A O NORTE na tarde de ontem, 11, o secretário de saúde José Geraldo de Freitas Drumond revela que até o momento já foram notificados 90 casos relacionados à gripe suína em Montes Claros. Explica que 41 casos são suspeitos sendo que 49 já foram descartados e nenhum caso ainda confirmado. José Geraldo de Freitas Drumond frisa que não há razão para pânico, uma vez que tudo está sob controle.



Salienta que as unidades de saúde estão todas preparadas para o atendimento à altura do que a população merece.



O secretário de saúde afirma que 99% dos casos envolvendo gripe suína se resolve naturalmente, exceção àqueles considerados grupo de risco como. por exemplo, grávidas e pessoas onde o quadro respiratório se agrava.



NÚMEROS



O ministro da saúde José Gomes Temporão informou na tarde de ontem, terça-feira, que o número de mortes provocadas pela  gripe suína no país chega a 192. O último boletim divulgado pelo ministério indicava 96 óbitos. Segundo Temporão, a doença já representa 77% do total dos casos de gripe no Brasil.



Dados do ministério indicam que 43% dos infectados pelo vírus H1N1 apresentam pelo menos um fator de risco. Dentre os principais citados pelo ministro estão pacientes com doenças respiratórias, crianças menores de dois anos, gestantes, pacientes imunodeprimidos e cardiopatas. A maioria das mortes foi registrada em São Paulo (40%). Em seguida aparece o Rio Grande do Sul (23%) e o Paraná (22%).



Até o momento, 28 gestantes morreram por causa da doença, ou 14,5% do total de óbitos.



CUIDADOS



Ainda de acordo com o ministério de saúde, se a pessoa tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza e importante procurar um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.



Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por