Samuel Nunes
Repórter
O Grappa- Grupo de apoio à prevenção e aos portadores da AIDS do Norte de Minas, realiza no próximo domingo, 18 de maio, vigília pelos mortos da doença.
De acordo com Tati Viana, presidente da entidade, a cerimônia acontece a partir da 9hs na Praça da Matriz durante a feira de artesanato.
A mobilização é católica e ocorre em todo mundo no terceiro final de semana de maio desde 1983.
Ela explica que em Montes Claros, o Grappa promove a vigília na intenção de lembrar dos das vítimas da AIDS e mobilizar a sociedade para lutar contra a doença, que ainda não foi disseminada no mundo. Tati Viana observa que recordar os falecidos é reforçar a prevenção.
SOLUÇÃO
De acordo com Tati Viana, a AIDS deixou de ser notícia nos grandes meios de comunicação, no entanto, ainda causa muitas mortes. Em 2008 morreram mais de dois milhões de pessoas no mundo.
- No Brasil, a cada dia morrem 35 pessoas e 90 são infectados por esta doença sem cura, segundo informação da Pastoral da AIDS - diz.
A presidente do Grappa, salienta que a Vigília pelos Mortos de AIDS é um alerta frente às mortes. Sendo também convite a solidariedade com quem perdeu pessoas de sua convivência, celebração das ações realizadas no seu enfrentamento e atitudes de cuidado diante do HIV.
- A solução prevenção depende da ação de todos. O Grappa está nesta luta no Norte de Minas desde 1992 e o principal objetivo desta vigília é homenagear seus mortos desde então. Contamos com apoio secretaria municipal de Cultura e do projeto Mulheres Norte Mineiras - finaliza Tati Viana.