O Grappa- grupo de apoio à Prevenção e aos Portadores de AIDS- mobiliza a cidade no dia 1º dezembro, das 8h às 10h, em frente ao Shopping Popular, em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com distribuição de panfletos e debate sobre o slogan Sua Atitude tem muita força na luta contra a aids e sobre dados divulgados em relatórios.
Segundo Alex Fabiano, tesoureiro do Grappa, toda a programação que marca a data, tem como objetivo conscientizar a sociedade montes-clarenses, e para isso, a entidade procurou diversificar, para atingir públicos diferentes.
Hoje, dia 29, será realizado das 14h às 18h, no centro de saúde do Planalto, o teste rápido de HIV e sessão de cinema comentado no Caic do Bairro renascença. E, na sexta-feira, o Grappa, promoverá ronda noturna, que percorrerá vários pontos da cidade, como Socomil, Vila Ipiranga, BH 135, dentre outros, com o objetivo de conversar com as pessoas e falar sobre a importância de se prevenir contra a doença.
O Grappa, antigo Gapa, funciona na cidade desde 1992, e, hoje atende 440 portadores do HIV.
Transformar o dia 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids
A Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007 tem como slogan Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids. Já o tema é: O Jovem e seu Direito de Exercer sua Sexualidade e de Usar o Preservativo.
Segundo as informações de dois relatórios, divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), cerca de 39,5 milhões de pessoas vivem com o vírus da aids no mundo. E, os índices da doença não param de crescer. Em dois anos foram registrados 2,6 milhões de novos casos. Campanhas de esclarecimento são apontadas pelo relatório como ferramentas de combate à doença.
O QUE É AIDS
É uma deficiência no sistema imunológico associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana - HIV (Human Immunodeficiency Virus) - provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
TRANSMISSÃO
O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno; relações sexuais; compartilhamento de seringas; transfusão de sangue contaminado; instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados; da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
TRATAMENTO
Atualmente, a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes.
Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV.
IMPORTANTE
A Aids não é transmitido pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega Aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo. (FC)
