O Grappa - Grupo de apoio à prevenção e aos portadores da Aids, é uma entidade civil, filantrópica, reconhecida como utilidade pública municipal e estadual, fundada em 1992, com sede em Montes Claros. A entidade atende atualmente 529 portadores do vírus HIV e é a única instituição do gênero que atende a população de Montes Claros e todo o Norte de Minas.
O Grappa tem o objetivo, ainda, de desenvolver trabalho voltado à prevenção para diminuição do índice de HIV na região. O maior parceiro da entidade é a comunidade, que contribui através do telemarketing com doações.
Segundo a presidente, Tati Viana, a entidade passa por dificuldades, não só financeiras.
- Desde dezembro de 2009, os medicamentos estão em falta, principalmente para as crianças que necessitam dar continuidade ao tratamento. A sociedade civil é a única que ainda colabora com as doações para tentarmos manter a casa. Infelizmente, a sociedade finge que o problema não existe e simplesmente vira as costas - diz.
De acordo com Viana, nestes dezoitos anos de existência, o Grappa tem feito o possível e o impossível para acolher os usuários. Aqueles que vêm de outras cidades em busca de tratamento e apoio e não têm onde ficar são acolhidos pela casa, onde são servidas três refeições diárias aos pacientes, o que, de acordo com a presidente, é muito pouco para um portador de HIV.
Tati Viana afirma ainda que, há dois anos, a entidade ficou sem receber o repasse da verba que o ministério da Saúde mandou para o município, através do projeto Pam - Plano de ações e metas, a qual cabe ao município escolher para que entidade será destinada.
- Seria muito gratificante que o prédio passasse por uma reforma e se tornasse uma casa de apoio mesmo, haja vista que pagamos aluguel e as despesas não são poucas. Se a sede fosse de fato reconhecida pelo ministério da Saúde, trabalharíamos ainda mais para melhor atender aos nossos usuários, tanto na prevenção quanto no apoio a esses portadores - finaliza Tati Viana.
O Grappa oferece aos soropositivos visitas domiciliares, acolhimento, almoço solidário, aulas de artes para crianças e adolescentes, alfabetização para adultos - devido ao grande número de usuários analfabetos -, além de vários projetos que visam à prevenção nas escolas.
Ontem à noite, representantes do Grappa seguiram rumo a Brasília - DF, para participar de uma manifestação em prol dos portadores da Aids.
O Grappa funciona na Rua Dona Eva, n°04, Centro, Montes Claros. Quem quiser ajudar a manter a entidade deve ligar para o Disk Solidariedade, (38) 3222-9433.