Samuel Nunes
Repórter
A presidente do Grappa - Grupo de apoio e prevenção aos portadores de AIDS de Montes Claros, Tati Viana, revela que, a partir desta quarta-feira, 2 de março, a entidade estará distribuindo material alusivo à importância do uso do preservativo como forma de conscientizar a população. A campanha, segundo ela, surge em um momento apropriado tendo em vista a realização do carnaval.
Tati Viana ressalta a relevância desta medida adotada todos os anos e chama atenção também para dados epidemiológicos do departamento de DST, AIDS e hepatites virais do ministério da Saúde, onde o número de casos entre a população de 13 a 19 anos das classes C, D e E se tornou maior nas mulheres em 1998, quando foram registrados oito casos em meninos para cada dez em meninas. Lembra que, do total verificado até junho de 2009, 49,4% são diagnosticados em meninas.
A presidente do Grappa observa ainda que, em 1989, a razão de sexo (numero de casos de homens dividido pelo numero de casos de mulheres) era de cerca de seis casos em homens para cada infecção no sexo feminino, sendo que em junho de 2009 esse índice chegou a 1,6.
- Esta tendência da feminização da doença já é verificada em 16 estados do país, mas chama a atenção principalmente no Maranhão, Paraná e Santa Catarina. A campanha de incentivo ao uso de camisinha no carnaval vai disponibilizar 84 milhões de preservativos em todo o Brasil, 26 milhões a mais do que no ano passado - informa.