O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia, confirmou para o presidente da Amams – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, a liberação dos recursos para construção do auditório. O anúncio foi feito na sexta-feira, 17, durante a solenidade de inauguração da pavimentação do trecho que liga os municípios de Indaiabira-São João do Paraíso. O auditório que terá capacidade para atender um público de aproximadamente 300 pessoas, em uma área a ser construída de 415 metros quadrados, está orçado em R$ 700 mil.
O projeto arquitetônico do auditório já havia sido apresentado ao vice-governador Anastasia, na sua estada em Montes Claros, por ocasião da posse de Valmir Morais à presidência da Amams, no final de maio deste ano, pelo arquiteto Rafael Borém e a engenheira Beane Coelho.
DESENVOLVIMENTO
No retorno ao Norte de Minas, o vice-governador afirmou que o projeto de construção do auditório foi aprovado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (SEDRU-MG) e que os recursos deverão ser liberado o mais rápido possível para realização da obra. O presidente da Amams, Valmir Morais, comemorou o anúncio da liberação dos recursos feito pelo vice-governador e acredita que a obra deve ser iniciada até o final deste ano.
- A construção do auditório irá possibilitar a realização de novos projetos que levarão a capacitação e o entretenimento. O auditório é uma antiga reivindicação da classe política norte-mineira, que é carente de um espaço para a realização de congressos, seminários, cursos, e eventos culturais e políticos. O atendimento do Governo Aécio Neves com a liberação de recursos para construção do auditório da Amams, mostra realmente o tratamento diferenciado com os municípios do Norte de Mina, comentou.
PREVISÃO
A obra ainda não tem previsão de ser iniciada, mas o presidente da Amams acredita que antes do final do seu mandato, em dezembro de 2010, o auditório deverá estar pronto para ser inaugurado e entregue à população norte-mineira. Nos próximos dias, o presidente da Amams estará se reunindo com a família do saudoso ex-prefeito de Montes Claros, Antônio Lafetá Rebelo, para que o nome do auditório receba o seu nome.
- Queremos fazer justiça ao saudoso prefeito Toninho Rebelo, já que foi um dos principais articuladores pela criação da Amams. A sugestão para que o auditório da entidade receba o seu nome foi bem recebida por toda diretoria da entidade e a nossa expectativa é de que a sua família aprove esta homenagem - conclui.