O presidente da Sociedade Rural José Henrique Veloso, o governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema e Astério Itabayana Neto, presidente empossado da Aspronort (LEONARDO QUEIROZ)
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema e o vice-governador, professor Mateus Simões, participaram da solenidade de abertura da 50ª Expomontes, em Montes Claros, na última sexta-feira (28). Em coletiva, Zema destacou que a feira agropecuária contribui muito com a economia mineira em vários aspectos e o governo do Estado, dentro do possível, tem apoiado eventos desse porte.
“É o momento em que os produtores têm para se encontrar e se inteirar das tecnologias mais modernas; atrai turistas de toda parte e é um atrativo para a própria cidade”, disse. Na ocasião, Romeu Zema também pontuou sobre a dívida de Minas com a União, pontuando ser de extrema urgência a solução. “Está em gestação no Ministério da Fazenda uma nova proposta que será enviada à Câmara e ao Senado para ser votada e estamos aguardando para que essa proposta seja mostrada não do a Minas, mas aos outros estados que enfrentam situação semelhante”, afirmou o Governador que prevê dias sombrios caso a votação não aconteça de imediato.
“Se essa dívida não mudar a maneira de ser corrigida, ela é literalmente impagável. Minas Gerais vai voltar a ter tudo aquilo que já teve no passado, de atrasar salários, de ter investimento zero, porque nós simplesmente não temos condições de pagar uma inflação mais 4% ao ano”, disse.
Para o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeuzinho, também presente na solenidade, este é o principal tema hoje em Minas Gerais. “Talvez nos últimos 20 anos, essa é a primeira vez que há uma oportunidade real de renegociar essa dívida e as tratativas entre os poderes caminham nesse sentido”.
ÂNCORA DA ECONOMIA
José Henrique Veloso, presidente da Sociedade Rural e anfitrião do evento, afirmou que o agronegócio tem sido uma âncora para a economia do país e para a economia mineira. “É um setor que merece ser impulsionado e apoiado. O Norte de Minas, pelas suas características peculiares, por ter grande parte da sua área inserida no semiárido, precisa de políticas públicas específicas para a região”, disse o presidente que entregou ao Governador uma pauta de sugestões e reivindicações direcionadas a região, sobretudo em relação à água.
Um plano preservação da água, estudo hidrogeológico e a priorização da construção de 13 barragens nos afluentes e oito barragens de soleira no Rio Verde Grande, já previamente estudadas e identificadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica, disponíveis no plano de bacia do Rio Verde Grande, foram algumas das sugestões elencadas. “Só dessa forma viraremos a chave do Norte de Minas para o desenvolvimento e para uma justa distribuição de renda”, declarou.
A Expomontes prossegue até o dia sete de julho, com leilões de animais, espaços dedicados a Agricultura Familiar, fazendinha com exposição de animais e projetos educacionais, praça de alimentação, shows musicais, apresentação da esquadrilha da fumaça, parque de diversão, entre outras atrações.