Fundação Sara homenageia voluntários e faz balanço

Jornal O Norte
Publicado em 01/12/2009 às 09:25.Atualizado em 15/11/2021 às 07:18.

Wesley Gonçalves


Colaboração para O NORTE



A Fundação Sara Albuquerque Costa homenageou dezenas de voluntários no último domingo, 29. O evento aconteceu no Sitio Ninho da Coruja, no Bairro Morada da Serra. O casal presidente Álvaro Gaspar Costa e Marlene Albuquerque Costa recepcionou os voluntários para um dia de confraternização em agradecimento aos trabalhos solidários que inúmeras pessoas prestam a entidade.



(WESLEY GONÇALVES)


null


Álvaro Costa e Marlene Albuquerque quando agradeciam


os voluntários pelo trabalho na instituição
.



Em sua fala, Álvaro Costa agradeceu a cada voluntário e ressaltou que a Fundação Sara só ocupa o lugar de destaque na área de serviços assistenciais a crianças e adolescentes com câncer.



A entidade foi implantada em 30 de junho de 1998 e inaugurada em 16 de janeiro de 1999. Após oito anos de sua criação, através de muito esforço e recursos provindos de doações, foi edificada a nova sede da instituição, localizada no bairro Canelas II, em Montes Claros.



Em pouco tempo, a Fundação Sara tornou-se referência em todo Estado. Atualmente, atende cerca de 420 assistidos cadastrados. Além de oferecer assistência aos pacientes residentes em Montes Claros, a entidade possui 72 leitos na casa de apoio, que têm comportado uma média mensal de 500 hospedagens, entre crianças e familiares. Do Norte de Minas ao Sul da Bahia, são mais de 70 cidades que remetem pacientes, entre zero e 18 anos, todos em busca de amparo e nova vida. A cada mês a instituição cadastra cerca de três novos casos de crianças vítimas de câncer.



No dia 24 de julho, em Montes Claros, a Fundação Sara lançou oficialmente o projeto de ampliação com a nova filial na capital mineira.



A Fundação Sara inicia suas atividades em Belo Horizonte com quatro grandes projetos. O primeiro deles é a implantação da Casa de Apoio da Fundação Sara BH, que já foi alugada e agora está em fase de adequações dos ambientes e móveis para receber os novos moradores.



O segundo grande projeto é a coordenação do McDia Feliz 2009, que foi realizado no dia 29 de Agosto e teve toda arrecadação da venda de Big Macs nos 21 restaurantes McDonalds de Belo Horizonte revertida para a Fundação Sara. O total arrecadado – cerca de 140 mil reais – será todo revertido para a reforma, ampliação e humanização do setor oncológico pediátrico da Santa Casa de Belo Horizonte com investimentos da ordem de R$ 250 mil. Além da parceria com o Instituto Ronald McDonald e Santa Casa BH no programa “Unidos para Humanizar – Santa Casa BH”.



E o quarto projeto é a expansão do programa “Diagnóstico Precoce”, que este ano, além de Montes Claros, ampliará o treinamento para profissionais de PSF’s das cidades de Lagoa Santa e Matozinhos diagnosticarem os primeiros sinais e sintomas do câncer.



O câncer infanto-juvenil já é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos. A boa notícia é que ele tem cura, em mais de 70% dos casos. Mas para alcançar esses altos índices de cura é preciso duas coisas: diagnosticar a doença precocemente e tratar o câncer infanto-juvenil em centros qualificados e especializados.



Quem quiser conhecer os projetos sociais e se tornar um voluntário da Fundação Sara pode procurar o setor de voluntariado da instituição em sua sede localizada na Rua André Luiz, 415, Canelas II. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (38) 3214–5500.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por