Samuel Nunes
Repórter
Fundada em outubro de 1998, em Montes Claros, a Fundação Sara de Albuquerque Costa, instituição filantrópica, oferece total assistência às crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas. Mantida com a ajuda de colaboradores e contribuintes, recebe famílias carentes de todo o Norte de Minas e sul da Bahia, que geralmente não possuem condições de arcar com as despesas do tratamento.
De acordo com Rosana Pinto Soares, assistente social da Fundação, atualmente 384 crianças são atendidas com o que há de melhor no tratamento do câncer. Frisa que a instituição não atende somente Montes Claros, mas, a mais 75 cidades da região e até do sul da Bahia.
AVANÇO
A assistente social revela que dentro das comemorações dos 10 anos da entidade, completados neste mês de outubro, aconteceu na sede da Fundação Sara situada próximo ao terminal rodoviário, missa e apresentação do coral do Conservatório de música Lourenço Fernandez.
- Nestes 10 anos, a Fundação Sara cresceu e avançou em todos os aspectos, como por exemplo, no número de crianças atendidas e espaço mais amplo - diz.
Rosana salienta que em termos de infra-estrutura a Fundação Sara conta atualmente com mais profissionais para atenderem os assistidos e ainda com hospedagem individualizada.
NOVEMBRO
De acordo com a assistente social acontece no próximo dia 27 de novembro, o 1° simpósio de Oncoematologia Pediátrica do Norte de Minas, com a participação de mais de 400 pessoas. Afirma que uma série de palestras ministradas por palestrantes do Brasil e do exterior e voltadas para a nova perspectiva ao paciente oncológico pediátrico acontece neste dia.
- A Fundação Sara sobrevive basicamente de doações da comunidade, portanto, é importante que o apoio recebido ao longo destes 10 anos possa continuar. Qualquer quantia em dinheiro pode ser depositada na agência 0104 X, conta 5572-7 do Banco do Brasil.