Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Cigarros industrializados, de fumo-de-rolo, cachimbos ou charutos. Não importa o tipo. Todos contêm substâncias nocivas à saúde. Boa parte dos brasileiros sabe disto, mas, no Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo. Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) revela que atualmente, 18,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante
Paulo Roberto Sarmento coordena as reuniões dos fumantes anônimos
(foto: Wilson Medeiros)
Sabedor dos males causados pelo cigarro funciona em Montes Claros, há mais de dois anos as quartas e sábados das 19: às 21 horas à Rua Barão do Rio Branco n° 100, centro, a reunião dos fumantes anônimos. O coordenador das reuniões, Paulo Roberto Sarmento, explica que mais de 50 pessoas tem participado com assiduidade das reuniões e a metodologia usada é fundamentada em princípios coletados em livros por meio de relatos de cientistas e professores. Chama a atenção para a nicotina que é encontrada no tabaco ao ressaltar que esta substância química é a responsável pelo vicio.
EFEITOS
Lembra que a cada 6,5 segundos, uma pessoa morre de alguma doença relacionada ao uso do tabaco e no mundo o tabagismo causa cinco milhões de mortes a cada ano. Garante que uma pessoa que freqüentar as reuniões durante uma semana passa a te condições de parar com este vicio. – Os resultados tem sido satisfatórios a ponto de 70% dos freqüentadores não fazerem uso do cigarro. – Fiz recentemente um curso de como deixar de fumar em cinco dias e já estamos inserindo este método nas nossas reuniões. Os interessados em participar das reuniões podem ligar para o telefone, 3221-1034, finaliza.