Samuel Nunes
Repórter
O presidente da Fenepospetro – Federação nacional de postos de combustíveis, com sub-sede em Montes Claros, Hozano Félix da Silva, comemora conquistas da entidade junto aos trabalhadores em postos de gasolina. Explica que as negociações com a classe patronal aconteceram na segunda quinzena do mês de fevereiro e que a federação fechou vários convênios de parcerias objetivando melhor qualidade de vida para o trabalhador.
- Fechamos convênio com o hospital São Lucas, parceria com o SESC para lazer do trabalhador e sua família, e também com o banco Itaú para que as empresas credenciem seus funcionários em uma conta bancária para evitar descontos no pagamento como vem acontecendo há algum tempo – lembra.
Hozano lembra que vários postos descontam o dinheiro roubado em assaltos no pagamento dos funcionários, fazendo, inclusive, que seja assinado vale como se tivesse pegado adiantamento.
- O trabalhador recebe muita pressão psicológica. Se o funcionário que sentir prejudicado pode procurar a sub-sede da Fenepospetro das 8h30 às 12 horas para que tomemos as devidas providências – frisa.
SALÁRIO
O sindicalista salienta que a Fenospospetro enviou oficio à Câmara dos deputados para rever o novo salário mínimo. Afirma que este deveria ser pelo menos de R$ 545,00. Disse ainda que a categoria, em todo o país, tem recebido e-mail de deputados apoiando a proposta.
Ainda em relação às conquistas direcionadas especialmente para os frentistas, Hozano observa que a Fenepospetro firmou também convênio com a Caixa Econômica Federal para que o trabalhador possa fazer empréstimo consignado. Explica que, para usufruir deste benefício, a empresa tem que estar em dia com suas obrigações junto à Fenepospetro, sendo que esta também deve estar em dia com as obrigações trabalhistas.
- Se isto não acontece, o empréstimo não poderá ser aprovado. É sempre importante lembrar que a categoria deve estar vigilante para que o direito do trabalhador seja respeitado – diz.
SATISFEITOS
A reportagem conversou com frentistas, que dizem estar satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela sub-sede da Federação nacional dos trabalhadores em postos de combustíveis em Montes Claros.
O frentista Josué Gonçalves Lima observa que a categoria precisa de uma entidade que defenda os interesses. Afirma que as conquistas já efetivadas em 2011 são sinais de que o ano será promissor em termos de melhorias salariais e de condições de trabalho.
Para ele, a profissão de frentista é a maneira honesta pela qual ele tira o sustento de sua família.
Valdemir Pereira Silva, também frentista, comemora os convênios firmados em prol da categoria. Afirma que o salário atualmente de R$ 760,00 adicionado aos convênios que vêm sendo firmados garante estabilidade no emprego e cada vez mais responsabilidade à categoria em continuar realizando um trabalho sério.
Para quem deseja obter mais informações em relação aos convênios firmados pela Fenepospetro, pode entrar em contato pelo telefone (38) 3084-6263 ou ainda se dirigir à sede da entidade localizada à Rua Pedra Azul, 321, bairro Esplanada.