Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Agosto

Folia mais em conta este ano

Produtos mais consumidos durante o Carnaval registram inflação média de 2,91%, abaixo do índice oficial, de 3,98%

Carlos Castro Jr. / Gian Marlon*
Publicado em 02/03/2019 às 03:33.Atualizado em 05/09/2021 às 16:48.

A folia já começou. Em todos os cantos do país já é possível encontrar, há alguns dias, apaixonados pela Festa de Momo animados com um dos eventos mais aguardados do ano. Mas para comemorar, é preciso colocar a mão no bolso.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), os produtos e serviços mais consumidos na folia registraram, em média, alta de 2,91% entre março de 2018 e fevereiro deste ano.

Apesar de o consumidor ter que desembolsar mais do que no ano passado para adquirir cerveja, bebidas destiladas, água e refrigerante, o aumento ficou abaixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-10) apurado no mesmo período, que foi de 3,98%.

Isso quer dizer que as bebidas não pesarão tanto no bolso do consumidor. Destilados (2,19%) e cervejas (0,93%) comprados no supermercado tiveram aumento abaixo da média da inflação. Já quem prefere ficar no refrigerante e água mineral (2,91%), além de sucos de fruta (3,97%), pagará um pouco mais.

De acordo com Eduardo Viana, diretor comercial de uma empresa especializada em venda de bebidas, a crescente nas vendas já é esperada e, por isso, programada com preços mais em conta.

“Nessas épocas sazonais, principalmente no Carnaval, acaba que a venda de bebidas cresce muito. Compramos em grandes quantidades para fazer um trabalho bacana e com um preço excelente”, afirma.

O designer gráfico Luiz Henrique Batista afirma que não percebeu mudança nos preços, mas que realizou uma pequena pesquisa para saber onde encontrar a bebida mais barata.

“Vou para Brasília de Minas e a cerveja que eu prefiro está mais em conta aqui. Então vou comprar e levar”, diz.
 
PROTEÇÃO MAIS CARA
Mas um dos acessórios fundamentais no período da folia, principalmente para quem está solteiro, foi o vilão da inflação e vai exigir investimento maior.

Preservativos e lubrificantes tiveram alta de 4,99% nesse período, bem acima do IPC de 3,98%. Mas nada de deixar de se proteger por causa do preço. Em Montes Claros, por exemplo, como O NORTE mostrou nesta semana, a ONG Grappa vai distribuir 30 mil camisinhas durante a folia nos blocos. Há ainda a possibilidade de pegar o preservativo nos postos de saúde.

Na mesma linha dos preservativos, os lanches fora de casa também pesaram para atiçar o dragão. Doces e salgados registraram alta de 4,77%; café da manhã, 4,59%; e sanduíches, 4,29% – subindo mais que a inflação dos produtos mais consumidos na data festiva.

De acordo com Igor Lino, pesquisador da FGV IBRE, as bebidas tiveram peso importante na queda da inflação sobre os “produtos do Carnaval”.

“Com certeza, as bebidas ajudaram a manter o índice em um nível mais baixo: pesam 15% no orçamento da folia, enquanto as refeições e lanches fora de casa representam 51% do orçamento, e foram os itens que mais influenciaram”, afirma o pesquisador.
 
COMBUSTÍVEL
Para quem vai viajar, motivos para comemorar. O etanol teve queda de 2,52%. Já a gasolina subiu 1,24% – mas um aumento menor que o índice do período, apontando que viajar de carro pesará menos no bolso. Hotéis também tiveram aumento abaixo da inflação (0,53%).

Outros gastos com o carro, como óleo lubrificante (1,75%), pedágio (3,04%) e serviço de reparo em automóvel (3,74%) também subiram abaixo da inflação.

Um ponto negativo de acordo com a pesquisa ficou para Excursão e Tour (11,28%), que registrou a maior alta no período.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por