Samuel Nunes
Repórter
A FIEMG- Federação das indústrias do estado de Minas Gerais, por meio do CIN - Centro Internacional de Negócios apresenta projeto Apoio à Inserção Internacional das Pequenas e Médias Empresas Brasileiras , contando com a parceria da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Sebrae- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais,central exportaminas - Governo de Minas Gerais e Fapemig- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas.
De acordo com Ézio Darioli, gerente da Fiemg regional norte, os setores contemplados pelo projeto são alimentos, bebidas, calçados, metal mecânico, perfumaria e cosméticos.
- Trata-se de projeto centrado no desenvolvimento e na capacitação das empresas com vistas à realização de negócios no mercado internacional.
Entre os objetivos principais do projeto estão a implantação de uma cultura exportadora nas empresas, o desenvolvimento de estratégias de ação voltadas para o mercado internacional e a efetivação de operações de comércio exterior com apoio técnico e financeiro de entidades parceiras, consultores externos e agentes comerciais, explica.
OBJETIVO
Ézio Darioli afirma que as atividades a serem desenvolvidas incluem a realização de diagnóstico sobre o setor no Brasil e exterior, definição de estratégias de ação para cada empresa, um plano de trabalho, capacitação técnica para o comércio exterior, adequação de processos e produtos ao mercado externo e, ainda, promoção comercial e efetivação de negócios. Segundo Ézio, o objetivo é contribuir para a consolidação do mercado internacional e da exportação dentro do planejamento atual e futuro da empresa.
- Este projeto não envolverá despesas diretas para a empresa nas ações de diagnóstico, plano de trabalho, treinamento e capacitação, bem como as ações de promoção comercial. Somente as despesas de viagens, confecção de material promocional, adequação do produto ou do processo produtivo e emissão de registros e certificados que irão gerar custos – analisa o gerente da Fiemg.
SERVIÇO
Os interessados podem devolver a ficha de inscrição preenchida até a data limite sexta-feira, 13, de fevereiro. Mais informações telefone- (38) 3221 0200.