Valéria Borborema
Colaboração para O NORTE
No dia 7 de dezembro, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a exemplo de toda a Igreja, celebrou o 2º Domingo do Advento (tempo de preparação para o Natal). Na missa das 9 horas, o pároco, padre Dorival Souza Barreto Júnior, frisou, durante a homilia, sobre a necessidade de os fiéis ficarem atentos para o verdadeiro sentido do período, representado por quatro velas que, unidas e acesas, formam a coroa do advento. Ao contrário do que propaga o apelo consumista contemporâneo – num privilégio ao culto exterior, via festas e presentes – o Advento “requer uma preparação interior, uma conversão” para a chegada de Jesus ao mundo, do ponto de vista histórico, e para a segunda vinda de Cristo, que ninguém sabe quando ocorrerá. “Daí a urgência de estarmos sempre vigilantes, a fim de que não sejamos pegos de surpresa”, advertiu o sacerdote, referindo-se ao encontro definitivo que todo homem ou mulher terão um dia com Deus.
Baseado nas leituras que a liturgia inseriu para aquela data, o sacerdote completou que o Advento significa uma oportunidade de revisão de vida. “Tudo aquilo que não está conforme os mandamentos de Deus deve ser aplainado, modificado”, pontuou ao ensinar que, depois de se colocar diante da palavra sagrada, o cristão precisa vivenciá-la no cotidiano, em casa, no lazer e no trabalho, a fim de que as delícias celestes comecem a ser saboreadas já aqui, no mundo.
METRO QUADRADO
No final da missa, padre Dorival Barreto apresentou à assembléia membros da equipe de captação de recursos da campanha do Metro Quadrado. Em dois domingos do mês de dezembro – nos dias 7 e 14 –, eles farão mutirão para conseguir mais doadores visando à construção do Centro Paroquial João Paulo II, que fica terreno nas imediações da Catedral. A iniciativa ocorre nas comunidades da paróquia – Catedral, Santuário Bom Jesus e São José – em todas as missas. Mais informações acerca da Campanha do Metro Quadrado na Sacristia da Catedral ou pelo telefone (38) 3221-5028.
MISSIONÁRIOS
Padre Dorival Barreto também recebeu a Infância e Adolescência Missionária paroquial, que anunciou oficialmente a proximidade do Natal e uma série de visitas que os membros do movimento farão a residências localizadas na área de abrangência da Paróquia, para falar sobre o real significado do nascimento de Cristo. A iniciativa é resultado de trabalho realizado no decorrer do ano, a partir de estudos bíblicos. Atualmente, a Infância e Adolescência Missionária, implantada na Catedral há pouco mais de um ano, possui cerca 50 crianças e jovens, que se reúnem todo sábado, às 9h30.