Valéria Borborema
Colaboração
No dia 21 de dezembro, último domingo antes do Natal, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida completou a coroa do Advento com o acendimento da quarta vela. O procedimento, previsto na liturgia de toda a Igreja Católica, encerra a última etapa do tempo de preparação para a celebração do mistério da encarnação do verbo. O pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, que presidiu a missa das 9 horas, explicou que, no período, os fiéis realizam várias atividades típicas da época como, por exemplo, a tradicional novena do Natal, maior reflexão em torno do significado dos símbolos do Natal (árvore de Natal, estrela, reis magos, Papai Noel, pinheiro, presentes, presépio, vela, canções, cartões e bolas de Natal) e participação na missa.
O sacerdote destacou que a grande mensagem do 4º Domingo do Avento foi a apresentação de Maria, mãe de Jesus, na condição daquela que, sem medo ou qualquer resistência, recebeu o Filho de Deus em seu seio. Padre Dorival Barreto frisou que todas as pessoas podem imitar o gesto de Maria e ter “um encontro pessoal com Jesus”. Na verdade esse é o real objetivo do Natal, completou.
Ainda durante a Celebração Eucarística, membros da Infância e Adolescência Missionária paroquial anunciaram oficialmente a conclusão de série visitas feitas em casas abrangidas pela Paróquia da Catedral desde 7 de dezembro. A iniciativa é resultado de trabalho realizado no decorrer do ano, a partir de estudos bíblicos. Atualmente, a Infância e Adolescência Missionária, implantada na Catedral há pouco mais de um ano, possui cerca 50 crianças e jovens, que se reúnem todo sábado, às 9h30.
MISSA DO GALO
Padre Dorival Souza Barreto já definiu o horário das celebrações especiais de Natal na Paróquia. O Arcebispo Dom José Alberto Moura presidirá a Missa do Galo, às 20h, na quarta-feira, 24 de dezembro, e às 18h30min do dia 25, ambas na Catedral, que fica na Praça Pio XII, Centro de Montes Claros. Na quinta-feira da “Natividade do Senhor”, também haverá missas nas duas outras comunidades paroquiais: às 8 horas no Santuário Bom Jesus, na Praça Bom Jesus, e às 19 horas na Capela São José, no Bairro São José.