Cidade

Férias divertidas no Museu Regional

“Tô de Férias no Museu” oferece programação variada até o próximo sábado para as crianças

Larissa Durães
Publicado em 19/07/2022 às 22:46.
Crianças poderão conhecer mais sobre a história de Montes Claros e da região de forma lúdica e divertida em visitas ao Museu Regional do Norte de Minas (museu regional/divulgação)

Crianças poderão conhecer mais sobre a história de Montes Claros e da região de forma lúdica e divertida em visitas ao Museu Regional do Norte de Minas (museu regional/divulgação)

O grupo de Mães Unidas e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão com uma ótima proposta para que neste período de férias as crianças montes-clarenses conheçam o Museu Regional do Norte de Minas de uma forma mais didática e divertida.

Até o próximo sábado (23), as atividades são variadas e cheias de história dentro do programa “Tô de Férias no Museu”. “Durante a programação, a intenção é fazer com que a criança conheça o museu e aprenda um pouco sobre a história da cidade. Depois, terão programações diversas a cada dia, como oficina de fantoches, meditação para crianças e adultos, ciranda de roda, oficina de desenho e de origami”, informa a idealizadora do projeto, Letícia Novato.

Ela explica que para poder participar, de forma gratuita, é necessário se inscrever no site www.even3.com.br/feriasmrnm2022/.

O Museu Regional do Norte de Minas foi criado pela Unimontes, no casarão da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil). O espaço foi inaugurado no dia 30 de setembro de 2014. 

“É um importante instrumento de preservação da memória cultural do nosso povo e responsável por seu patrimônio material e imaterial. São mais de 1,2 mil itens que fazem parte do acervo permanente. Além de peças que compõem exposições temporárias, como telas, fotografias e esculturas, com destaque para artistas regionais”, destaca a historiadora do Museu Regional, Karine Dias.

Segundo ela, o museu tem a função não só de salvaguardar, mas também de disseminar as informações culturais tão ricas. “O público que visita o museu amplia seus conhecimentos sobre o Norte de Minas através dos quatro eixos temáticos permanentes: Meio Ambiente, Ocupação do Território (Pré-História e Povoamento), Desenvolvimento Urbano de Montes Claros e Saberes/Fazeres e Celebrações”, explica a historiadora. 

Em outros ambientes, o público continua o contato com a riqueza norte-mineira com obra de Maria de Lourdes Antunes Pimenta, Ray Colares, Godofredo Guedes, Gilsa Alcântara, Zé Côco do Riachão, dentre outros artistas. 

Karine Dias diz que a parceria com a organização Mães Unidas cria uma enorme satisfação ao museu. Além de promover diversão para as crianças, proporciona conhecer o museu de uma forma leve e educativa, através das visitas mediadas e oficinas que vão acontecer.

O projeto “Tô de Férias no Museu”, na avaliação de Karine, é uma forma diferente de mostrar que museu não é somente “espaço de gente grande”, e que tem como proporcionar a experiência da criança com este universo cultural logo cedo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por